O principal objetivo da 1ª etapa foi a construção do Mapa Estratégico do MPDFT, que consiste em um instrumento gráfico para a visualização da estratégia institucional, no qual os objetivos estratégicos (desafios de médio e longo prazos) da Instituição aparecem distribuídos ao longo de 5 perspectivas distintas e conectados por meio de relações de causa e efeito. Para que fosse possível construir o Mapa, definiu-se previamente a Visão de Futuro 2020 para o MPDFT, e adequou-se o texto da Missão Institucional prevista na Constituição, para traduzi-la em linguagem de total compreensão. Em última análise, o mapa estratégico sistematiza os esforços de todos na organização rumo ao alcance da Visão.
Confira como foi a condução da 1ª Etapa:
Formação das Equipes
Conforme a metodologia BSC, a formação das equipes de trabalho para construção do planejamento estratégico se fez necessária para conferir representatividade e, por conseguinte, legitimidade ao processo de implantação da Gestão Estratégica 2010-2020, uma vez que, seria inviável entrevistar todos os membros e servidores da Instituição.
Além disso, permitiu também atender a característica única do MPDFT em que mescla áreas sem vínculo hierárquico (Procuradorias e Promotorias) com áreas funcionais departamentalizadas (áreas administrativas).
Portanto, baseada na metodologia BSC, as equipes foram divididas em:
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Núcleo de Líderes;
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Equipe de Líderes; e
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Equipe de Líderes Ampliada.
Reunião de sensibilização junto à Alta Administração
Como o principal fator crítico de sucesso do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020 é o patrocínio das lideranças do MPDFT, a 1ª etapa compreendeu o lançamento do projeto junto à Equipe de Líderes da Instituição.
Foram 4 os objetivos deste lançamento:
- Apresentação da visão geral do projeto;
- Apresentação das equipes envolvidas;
- Visão geral da metodologia Balanced Scorecard; e
- Exemplos de cases de sucesso em outras organizações públicas.
Lançamento do Projeto
Em 09/02/2010 foi realizado o Workshop de lançamento do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020.
Plano Detalhado do Projeto
Proposta de cronograma, sugestão e validação das equipes que irão apoiar o desenvolvimento do projeto. Validados em reunião com o núcleo de líderes no dia 25/02/2010.
Entrevistas Estruturadas com os integrantes das Equipes
Para o desenvolvimento do Projeto Gestão Estratégica 2010/2020 no MPDFT, foi necessário o levantamento das informações estratégicas relacionadas à Instituição. Para isto, realizaram-se diversas entrevistas com as lideranças do MPDFT. O objetivo principal das entrevistas foi coletar informações para subsidiar a construção do Mapa Estratégico e definir a missão, a visão de futuro e os valores da Instituição. Foram realizadas 102 entrevistas, via aplicação de um questionário padrão, envolvendo procuradores, promotores, assessores e gestores do MPDFT. As entrevistas foram realizadas por consultores da Master Qual e também contou com o apoio dos servidores da Secretaria de Planejamento do MPDFT.
O conteúdo estratégico oriundo da consolidação das entrevistas gerou um interessante diagnóstico organizacional, ressaltando, entre outros, os pontos fortes e de melhoria da Instituição, além de explicitar as principais oportunidades e ameaças ao MPDFT.
Capacitação na Metodologia Balanced Scorecard - BSC
Como pré-requisito para o sucesso do projeto, estruturou-se uma capacitação especialmente voltada para o setor público e destinada a preparar os multiplicadores (40 servidores selecionados) na metodologia do BSC, contemplando especificamente:
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Os Fundamentos de uma Organização Orientada à Estratégia;
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Diagnóstico: Organização Orientada à Estratégia;
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O Balanced Scorecard Visão Geral;
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Componentes do BSC: Mapa Estratégico, Proposta de Valor, Indicadores Estratégicos, Metas Estratégicas, Programas Institucionais e Implementação do Balanced Scorecard; e
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Disseminação do Projeto: as atribuições do multiplicador.
Foram capacitados 40 servidores, dentre eles, secretários executivos, chefes de divisão e de setores do MPDFT cuja tarefa diária é a execução dos trabalhos da unidade. Essa capacitação teve por objetivo a formação de multiplicadores da metodologia no âmbito do MPDFT. Tal capacitação ocorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2010.
Definição da Missão do MPDFT
Como um dos fundamentos estratégicos mais importantes, a missão do MPDFT também foi definida no escopo do projeto.
A missão de uma organização é algo crucial e sua importância raramente é compreendida. Não se trata apenas de uma frase de efeito, destinada a ornamentar salas, num cartaz. Nesse ponto, procura-se determinar qual o negócio da organização, por que ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades deverá concentrar-se no futuro.
Para tal entrevistou-se a equipe de líderes da Instituição de forma a coletar as percepções individuais acerca não somente da razão de existir da organização, mas também da visão de futuro 2020 e dos principais desafios que o MPDFT terá que enfrentar na busca desta visão de futuro.
Assim, após a conclusão das entrevistas, buscou-se o consenso e a validação da missão organizacional da Instituição:
PROMOVER A JUSTIÇA, A DEMOCRACIA, A CIDADANIA E A DIGNIDADE HUMANA, ATUANDO PARA TRANSFORMAR EM REALIDADE OS DIREITOS DA SOCIEDADE.
Definição da Visão de Futuro 2010-2020 do MPDFT
A visão é a idealização de um futuro desejado para a organização. Ela deve ser clara e ser devidamente divulgada para a sociedade. A visão de futuro transmite a essência da organização em termos de seus propósitos, do escopo de atuação e do papel das lideranças, para prover a estrutura que regula as suas relações institucionais e os seus objetivos gerais de desempenho.
De forma análoga à definição da missão da Instituição, a visão de futuro 2020 também foi definida conforme abaixo:
CONSOLIDAR-SE COMO REFERÊNCIA NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO CIDADÃO E NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA, ATUANDO COM EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA, A PARTIR DA INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE".
MPDFT: atributos de valor
Outra importante definição estratégica é como o MPDFT quer se posicionar perante a sociedade, seu principal público-alvo.
Para balizar este posicionamento, definiram-se 8 atributos de valor, ou seja, o que a Instituição já oferece ou quer oferecer para a sociedade como um todo. São eles:
- FACILIDADE DE ACESSO;
- AGILIDADE;
- DISPONIBILIDADE E CORDIALIDADE NO ATENDIMENTO;
- EFICÁCIA;
- EFICIÊNCIA;
- TRANSPARÊNCIA;
- IMPARCIALIDADE; e
- PROATIVIDADE.
Com este conjunto de atributos, o MPDFT espera gerar um maior valor agregado para a sociedade, além de cumprir com eficácia a sua missão institucional e se aproximar de sua visão de futuro.
Consolidação das Entrevistas - 1ª Proposta do Mapa Estratégico
Foi realizada a consolidação das entrevistas com as lideranças e definida a primeira proposta do mapa estratégico.
Validação do Mapa Estratégico
Validação do Mapa Estratégico com a descrição dos objetivos e relações de causa e efeito em três fases, sendo que a pré-validação foi reaizada com o núcleo de líderes. Workshop de validação do mapa estratégico e priorização dos objetivos estratégicos. Evento ocorrido em 04/03/2010.
Plano de Comunicação
Elaboração e apresentação do plano de comunicação do projeto em reunião realizada com a Assessoria de Comunicação Social e com o núcleo de líderes em 17/03/2010.