Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - 1ª Etapa: Plano Estratégico Corporativo e Mapa Estratégico

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PEI – Planejamento Estratégico Institucional 2022-2026

O principal objetivo da 1ª etapa foi a construção do Mapa Estratégico do MPDFT, que consiste em um instrumento gráfico para a visualização da estratégia institucional, no qual os objetivos estratégicos (desafios de médio e longo prazos) da Instituição aparecem distribuídos ao longo de 5 perspectivas distintas e conectados por meio de relações de causa e efeito. Para que fosse possível construir o Mapa, definiu-se previamente a Visão de Futuro 2020 para o MPDFT, e adequou-se o texto da Missão Institucional prevista na Constituição, para traduzi-la em linguagem de total compreensão. Em última análise, o mapa estratégico sistematiza os esforços de todos na organização rumo ao alcance da Visão.

 

Confira como foi a condução da 1ª Etapa:

Formação das Equipes

Conforme a metodologia BSC, a formação das equipes de trabalho para construção do planejamento estratégico se fez necessária para conferir representatividade e, por conseguinte, legitimidade ao processo de implantação da Gestão Estratégica 2010-2020, uma vez que, seria inviável entrevistar todos os membros e servidores da Instituição.
Além disso, permitiu também atender a característica única do MPDFT em que mescla áreas sem vínculo hierárquico (Procuradorias e Promotorias) com áreas funcionais departamentalizadas (áreas administrativas).
Portanto, baseada na metodologia BSC, as equipes foram divididas em:

  • Núcleo de Líderes;
  • Equipe de Líderes; e
  • Equipe de Líderes Ampliada.

Reunião de sensibilização junto à Alta Administração

Como o principal fator crítico de sucesso do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020 é o patrocínio das lideranças do MPDFT, a 1ª etapa compreendeu o lançamento do projeto junto à Equipe de Líderes da Instituição.

Foram 4 os objetivos deste lançamento:

  • Apresentação da visão geral do projeto;
  • Apresentação das equipes envolvidas;
  • Visão geral da metodologia Balanced Scorecard; e
  • Exemplos de “cases” de sucesso em outras organizações públicas.


Lançamento do Projeto

Em 09/02/2010 foi realizado o Workshop de lançamento do Projeto Gestão Estratégica 2010-2020.


Plano Detalhado do Projeto

Proposta de cronograma, sugestão e validação das equipes que irão apoiar o desenvolvimento do projeto. Validados em reunião com o núcleo de líderes no dia 25/02/2010.


Entrevistas Estruturadas com os integrantes das Equipes

Para o desenvolvimento do Projeto Gestão Estratégica 2010/2020 no MPDFT, foi necessário o levantamento das informações estratégicas relacionadas à Instituição. Para isto, realizaram-se diversas entrevistas com as lideranças do MPDFT. O objetivo principal das entrevistas foi coletar informações para subsidiar a construção do Mapa Estratégico e definir a missão, a visão de futuro e os valores da Instituição. Foram realizadas 102 entrevistas, via aplicação de um questionário padrão, envolvendo procuradores, promotores, assessores e gestores do MPDFT. As entrevistas foram realizadas por consultores da Master Qual e também contou com o apoio dos servidores da Secretaria de Planejamento do MPDFT.

O conteúdo estratégico oriundo da consolidação das entrevistas gerou um interessante diagnóstico organizacional, ressaltando, entre outros, os pontos fortes e de melhoria da Instituição, além de explicitar as principais oportunidades e ameaças ao MPDFT.


Capacitação na Metodologia Balanced Scorecard - BSC

Como pré-requisito para o sucesso do projeto, estruturou-se uma capacitação especialmente voltada para o setor público e destinada a preparar os multiplicadores (40 servidores selecionados) na metodologia do BSC, contemplando especificamente:

  • Os Fundamentos de uma Organização Orientada à Estratégia;
  • Diagnóstico: Organização Orientada à Estratégia;
  • O Balanced Scorecard – Visão Geral;
  • Componentes do BSC: Mapa Estratégico, Proposta de Valor, Indicadores Estratégicos, Metas Estratégicas, Programas Institucionais e Implementação do Balanced Scorecard; e
  • Disseminação do Projeto: as atribuições do multiplicador.

Foram capacitados 40 servidores, dentre eles, secretários executivos, chefes de divisão e de setores do MPDFT cuja tarefa diária é a execução dos trabalhos da unidade. Essa capacitação teve por objetivo a formação de multiplicadores da metodologia no âmbito do MPDFT. Tal capacitação ocorreu nos dias 22 e 23 de fevereiro de 2010.

 

Definição da Missão do MPDFT

Como um dos fundamentos estratégicos mais importantes, a missão do MPDFT também foi definida no escopo do projeto.

A missão de uma organização é algo crucial e sua importância raramente é compreendida. Não se trata apenas de uma frase de efeito, destinada a ornamentar salas, num cartaz. Nesse ponto, procura-se determinar qual o negócio da organização, por que ela existe, ou ainda, em que tipos de atividades deverá concentrar-se no futuro.

Para tal entrevistou-se a equipe de líderes da Instituição de forma a coletar as percepções individuais acerca não somente da razão de existir da organização, mas também da visão de futuro 2020 e dos principais desafios que o MPDFT terá que enfrentar na busca desta visão de futuro.

Assim, após a conclusão das entrevistas, buscou-se o consenso e a validação da missão organizacional da Instituição:

“PROMOVER A JUSTIÇA, A DEMOCRACIA, A CIDADANIA E A DIGNIDADE HUMANA, ATUANDO PARA TRANSFORMAR EM REALIDADE OS DIREITOS DA SOCIEDADE”.

 

Definição da Visão de Futuro 2010-2020 do MPDFT

A visão é a idealização de um futuro desejado para a organização. Ela deve ser clara e ser devidamente divulgada para a sociedade. A visão de futuro transmite a essência da organização em termos de seus propósitos, do escopo de atuação e do papel das lideranças, para prover a estrutura que regula as suas relações institucionais e os seus objetivos gerais de desempenho.

De forma análoga à definição da missão da Instituição, a visão de futuro 2020 também foi definida conforme abaixo:

“CONSOLIDAR-SE COMO REFERÊNCIA NA PROTEÇÃO DOS DIREITOS DO CIDADÃO E NA PROMOÇÃO DA JUSTIÇA, ATUANDO COM EFICIÊNCIA E TRANSPARÊNCIA, A PARTIR DA INTEGRAÇÃO COM A SOCIEDADE".

 

MPDFT: atributos de valor

Outra importante definição estratégica é como o MPDFT quer se posicionar perante a sociedade, seu principal público-alvo.

Para balizar este posicionamento, definiram-se 8 atributos de valor, ou seja, o que a Instituição já oferece ou quer oferecer para a sociedade como um todo. São eles:

  • FACILIDADE DE ACESSO;
  • AGILIDADE;
  • DISPONIBILIDADE E CORDIALIDADE NO ATENDIMENTO;
  • EFICÁCIA;
  • EFICIÊNCIA;
  • TRANSPARÊNCIA;
  • IMPARCIALIDADE; e
  • PROATIVIDADE.

Com este conjunto de atributos, o MPDFT espera gerar um maior valor agregado para a sociedade, além de cumprir com eficácia a sua missão institucional e se aproximar de sua visão de futuro.

 

Consolidação das Entrevistas - 1ª Proposta do Mapa Estratégico

Foi realizada a consolidação das entrevistas com as lideranças e definida a primeira proposta do mapa estratégico.


Validação do Mapa Estratégico

Validação do Mapa Estratégico com a descrição dos objetivos e relações de causa e efeito em três fases, sendo que a pré-validação foi reaizada com o núcleo de líderes. Workshop de validação do mapa estratégico e priorização dos objetivos estratégicos. Evento ocorrido em 04/03/2010.


Plano de Comunicação

Elaboração e apresentação do plano de comunicação do projeto em reunião realizada com a Assessoria de Comunicação Social e com o núcleo de líderes em 17/03/2010.

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