O projeto Gestão Estratégica 2010/2020 possui cinco etapas, listadas abaixo:
Saiba mais sobre cada etapa.
O principal objetivo da 1ª etapa foi a construção do Mapa Estratégico do MPDFT, que consiste em um instrumento gráfico para a visualização da estratégia institucional, no qual os objetivos estratégicos (desafios de médio e longo prazos) da Instituição aparecem distribuídos ao longo de 5 perspectivas distintas e conectados por meio de relações de causa e efeito. Para que fosse possível construir o Mapa, definiu-se previamente a Visão de Futuro 2020 para o MPDFT, e adequou-se o texto da Missão Institucional prevista na Constituição, para traduzi-la em linguagem de total compreensão. Em última análise, o mapa estratégico sistematiza os esforços de todos na organização rumo ao alcance da Visão.
A 2ª Etapa visou permitir o monitoramento do alcance dos objetivos estratégicos definidos na etapa anterior. Para isso, foi definido pelo menos um indicador de desempenho para cada objetivo, além de metas plurianuais (resultados que se quer obter) para estes indicadores, que estejam alinhadas com o horizonte de planejamento 2010/2020.
A 3ª Etapa tem como objetivo avaliar os Programas e Projetos Estratégicos em andamento atualmente no MPDFT, com o intuito de definir acréscimos de escopo, como também criar Novos Programas e Projetos que garantam a consecução dos objetivos estratégicos e da Visão de Futuro 2020. Após a priorização dos projetos e programação de sua execução, será definido o Modelo de Gestão de Projetos Estratégicos do MPDFT.
A 4ª Etapa tem por objetivo a realização da primeira Reunião de Gestão da Estratégia (RGE), que é o principal mecanismo de acompanhamento da execução da estratégia. Por meio das RGEs, é possível verificar a suficiência dos Projetos Estratégicos em execução e, principalmente, se as metas estabelecidas estão sendo, de fato, alcançadas, tomando-se ações corretivas se necessário. Em última instância, visa-se o alcance da Visão de Futuro.
A 5ª Etapa visa identificar quais os processos críticos do MPDFT no que se refere à execução da estratégia definida. Estes processos serão analisados, sendo propostas sugestões de adequação às necessidades de desempenho exigidas pela estratégia institucional.