A campanha tem como objetivo orientar vítimas de crimes sobre seus direitos, bem como os papéis das instituições que compõem o sistema de Justiça Criminal para que o cidadão saiba como e onde buscar ajuda. Em uma linguagem simples e acessível, são apresentadas as fases da investigação e do processo penal.
A iniciativa é do Grupo Nacional de Coordenadores de Centro de Apoio Criminal (GNCCRIM), órgão do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais dos Ministérios Públicos dos Estados e da União (CNPG). As peças da campanha foram criadas pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ). No MPDFT, a campanha é um desdobramento do programa "Escutando o cidadão" e uma ação do Núcleo de Atenção às Vítimas – Nuav.
Uma série de cards será veiculada nas redes sociais do MPDFT (Facebook, Instagram, Twitter e YouTube). A campanha "Você foi vítima de um crime?", também, orienta sobre o sigilo de dados dos depoentes, sobre o programa de proteção a vítimas e testemunhas e sobre o papel do Ministério Público, e dos demais atores da Justiça, na área criminal e nas audiências do processo.
Peças
- Filipeta "Fique por dentro de seus direitos"
- Cartilha "Você foi vítima de um crime? Fique por dentro de seus direitos"
Cards para as redes sociais
Vídeos
Mantenha seus dados atualizados
O que acontece durante a audiência
Por que devo registrar ocorrência?
O papel do MP
Contato
Núcleo de Atenção às Vítimas – Nuav
Endereço: SMAS (Setor de Múltiplas Atividades Sul), Trecho 4, Lotes 6/8, Sala 128, Brasília-DF (ao lado do Fórum Desembargador José Júlio Leal Fagundes)
Whatsapp: (61) 3555-7607 (atendimento apenas por Whatsaapp)
E-mail: