Nesta quinta-feira, 12 de março, será realizada a palestra O Empoderamento e a Participação das Mulheres, um dos pontos altos do ciclo de palestras MP Mulher, que começou segunda-feira com o show da cantora Indiana Nomma no auditório do Edifício Sede. A expectativa é que o debate atraia a atenção de servidoras e servidores.
Empoderamento é uma forma aportuguesada da palavra inglesa empowerment e significa a ação desenvolvida pelos indivíduos quando participam de espaços privilegiados de decisões. Empoderar é participar e tomar atitudes que afetam a coletividade. Para discutir o tema, o MPDFT convidou a Deputada Federal Emília Fernandes e a Presidente Regional do Fórum de Mulheres do Mercosul, a militante uruguaia Glayds Scarponi Nucci. A mesa será coordenada pela Promotora Laís Cerqueira Silva.
MP Mulher tem atraído o público feminino. Nos primeiros dias, compareceram representantes de várias Promotorias de Justiça, como de Ceilândia, do Paranoá e também da Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude. Além de palestras sobre saúde da mulher, relatando temas que envolvem câncer de útero e de mama, o ciclo prevê discussões sobre violência contra a mulher e implementação da Lei Maria da Penha. Os dois temas fazem parte da programação de sexta-feira, elaborada pela Promotoria de Justiça de Brazlândia.
De acordo com a Procuradoria-Geral de Justiça, o Ministério Público disponibiliza aos servidores interessados em vir para o Edifício Sede participar do evento uma van ( a mesma que levou os Membros para as cidades). Ela sairá das Promotorias às 14h30 e retornará às 17h. O encerramento das atividades no Edifício Sede será amanhã (quinta-feira), com o grupo de dança cigana da Associação Cultural Namastê.