Tomaram posse, nessa segunda-feira, 3 de abril, oito promotores de Justiça adjuntos aprovados no 31º concurso para ingresso na carreira do MPDFT. Essa é a segunda turma que toma posse no cargo. Os primeiros colocados no concurso, finalizado em 2016, foram nomeados em agosto do ano passado.
Depois de prestarem o juramento e assinarem o termo de posse, os empossados foram cumprimentados pela decana dos promotores de Justiça, Tânia Regina Fernandes, que os aconselhou a “nunca desistirem de trabalhar por uma sociedade mais justa, pela promoção da cidadania e pela construção de uma democracia cada vez mais sólida”.
O discurso foi endossado pelo procurador-geral de Justiça do Distrito Federal, Leonardo Bessa, que destacou a importância da aproximação do Ministério Público com a população. “O verdadeiro respeito não deve advir do cargo que ocupam e sim ser conquistado junto à sociedade, destinatária única de todos os nossos esforços”, disse.
A cerimônia de posse ocorreu no auditório do MPDFT e contou com a presença de familiares, amigos e integrantes da Instituição. Em nome dos recém-empossados, o promotor de Justiça adjunto Tiago Fonseca Muniz, que exercia cargo de analista processual na Casa, falou sobre a dedicação ao Órgão. “Torço para que o sentimento de amor esteja presente em todos aqueles que atuam no Ministério Público, nobre agente de transformação social”. Os novos promotores farão agora Curso de Ingresso e Vitaliciamento na carreira. A previsão é de que as respectivas designações sejam definidas em maio.
Participaram da cerimônia, ainda, a vice-procuradora-geral de Justiça, Selma Sauerbronn; o corregedor-geral, Gladaniel de Carvalho, e o secretário-geral do MPDFT, Wagner de Araújo; a ouvidora do MPDFT, Rose Meire Cyrillo; o presidente da AMPDFT, Elísio Teixeira; o conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Cláudio Portela, o vice-presidente do Tribunal de Justiça do DF e Territórios, desembargador Humberto Ulhôa, além dos integrantes da comissão examinadora: José Theodoro Correa de Carvalho; José Levi Mello, Geraldo Mariano, Marcelo Barenco e Rodrigo Fudolli.
Confira aqui o discurso do promotor de Justiça adjunto Tiago Fonseca Muniz.
Conheça os novos promotores de Justiça adjuntos
Fernando José Sakayo de Oliveira é formado em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (Uniceub). Exerceu o cargo de procurador do Banco Central do Brasil no período de 2004 a 2017 e de analista judiciário e técnico judiciário do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) no período de 2000 a 2004.
Jediael Alves Ferreira de Sousa é pós-graduada pela Escola da Magistratura. Já ocupou os cargos de analista do Ministério Público da União e de técnica do TJDFT.
Jullyer Gadioli Milanez é bacharel em Direito pela Centro Universitário do Espírito Santo, pós-graduado em Direito Público pela Anhaguera. Atuou como advogado e foi analista e assessor de juiz de Direito no Tribunal de Justiça do Espírito Santo. Também foi delegado da Polícia Civil do Espírito Santo.
Leonardo Otreira é natural de São Paulo e estudou Direito na Universidade Presbiteriana Mackenzie, tendo concluído o curso em julho de 2012. Exercia o cargo de oficial de Justiça no Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP)
Leonel Paz de Lima é formado pela Universidade Estácio de Sá (RJ), e tem especialização em Direito Penal e em Direito, Estado e Constituição. Trabalhou como técnico judiciário no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e foi assessor na Procuradoria-Geral do Estado do Rio de Janeiro, lotado em Brasília e com atuação perante os Tribunais Superiores. Ocupava o cargo de procurador do Banco Central do Brasil.
Rafael Leandro Arantes Ribeiro tem graduação em Direito e pós-graduação em Processo Penal e Investigação Criminal, ambas pela Universidade Católica de Brasília. Já ocupou os cargos de procurador do Conselho Federal de Medicina, agente de polícia da Policia Civil do Distrito Federal (PCDF) e técnico do Tribunal Regional do Trabalho da 10 Região.
Rodrigo Fogagnolo Mauricio é graduado pela Faculdade de Direito do Largo de São Francisco (USP). Já foi advogado e ocupou os cargos de assessor jurídico no TJSP e juiz de Direito substituto no Tribunal de Justiça do Estado de Goiás.
Tiago Fonseca Moniz é graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo e exercia cargo de analista do MPDFT desde novembro de 2011.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial