A Promotoria de Justiça de Santa Maria recebeu estudantes do curso de Psicologia do Centro Universitário do DF (UDF) para uma formação sobre violência doméstica. O encontro realizado na última terça-feira, 23 de maio, teve como objetivo discutir conceitos e preconceitos referentes às relações de gênero e seus aspectos socioculturais para intervenção nas situações de violência.
O debate foi promovido pelo Setor de Análise Psicossocial de Santa Maria, pelas Promotorias de Violência Doméstica e familiar contra a Mulher de Santa Maria e pelo Juizado de Violência Doméstica e Familiar de Santa Maria. Em pauta, questões sociológicas e antropológicas referentes aos valores, às representações sociais e aos papéis sociais relacionados ao masculino e ao feminino e como esse conjunto de classificações produz desigualdades entre homens e mulheres. “A partir desse referencial teórico-metodológico, pretendeu-se ajudar na melhoria dos instrumentos e ferramentas de intervenção nos grupos”, explicam a promotora de Justiça Mariana Távora e a analista de serviço social do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) Izis Morais Lopes dos Reis.
Parceria
O curso de Psicologia do UDF mantém parceria com os Juizados de Violência Doméstica do Gama e de Santa Maria. As profissionais e estagiárias conduzem grupos de reflexão sobre o tema com homens que foram acusados de cometer algum tipo de violência contra as mulheres. A proposta é que esse encontro, que é produto do relacionamento entre profissionais Judiciário, do Ministério Público e da rede de serviços da cidade, ocorra todos os semestres.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial