Iniciativa dos Núcleos de Direitos Humanos é inédita no Brasil
O questionário tem o objetivo de subsidiar decisões para o deferimento de medidas protetivas de urgência e orientar o encaminhamento das mulheres aos serviços de proteção, como Policiamento Preventivo da Polícia Militar e o programa de segurança por aplicativo, que garante prioridade em acionamentos de emergências. Também permite o monitoramento e a gestão dos riscos pela rede e auxilia no preenchimento do Cadastro Nacional de Violência Doméstica. O guia e o questionário de avaliação de risco fazem parte das ações do projeto de proteção integral à mulher.
Para orientar os profissionais, o guia apresenta conceitos básicos, explica o contexto de construção do questionário de avaliação de risco, traz informações sobre a correta aplicação e sobre a interpretação do instrumento e destaca as possíveis medidas de intervenção, além dos encaminhamentos aplicáveis e explicações sobre os fatores de risco. O material é voltado, principalmente, para policiais civis que atuam na área.
Clique aqui e confira o guia.
Lançamento
O procurador-geral de Justiça do Distrito Federal e Territórios, Leonardo Bessa, destacou a importância de ações preventivas nesses casos: “O mais importante é evitar a violação do direito. Esse guia, portanto, é fundamental, pois alerta os atores, particularmente no setor público, para que operem de modo articulado, com maior eficiência e resultado, na prevenção desses crimes”.
Durante o evento, a pesquisadora da Universidade de Brasília (UnB) Marcela Medeiros ministrou a palestra “Avaliação de risco em casos de violência contra a mulher”. Ela tem doutorado em Psicologia Clínica e Cultura e participou da elaboração do questionário e do guia. A pesquisadora também integra a equipe dos Núcleos de Atendimento às Famílias e aos Autores de Violência Doméstica.
Também participaram do lançamento representantes do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, da Polícia Civil e da Polícia Militar do Distrito Federal.
Saiba mais
Em 2017, 13.155 mulheres solicitaram medidas protetivas de urgência no Distrito Federal.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial