Nada sobre nós sem nós
O projeto Territórios da Construção de Si é uma pesquisa-ação participativa que objetiva desenvolver um programa-piloto de preparação para a desinstitucionalização e reinserção social de adolescentes e jovens (entre 14 e 21 anos) que vivem/viveram em serviços de acolhimento institucional. As intervenções de pesquisa visam potencializar a consolidação e articulação das Políticas Públicas para juventude por meio do conhecimento aplicado.
Privilegia-se um processo de desinstitucionalização de acordo com os valores do cuidado em liberdade, visando a construção da autonomia, a ampliação das trocas sociais (contratualidade) e a garantia de acesso aos direitos básicos e fundamentais, como a moradia, a educação, a cultura, o trabalho, a renda e a saúde. Os objetivos específicos do projeto estão divididos em cinco eixos principais.
Objetivos específicos
- Consolidar insumos qualiquantitativos para apoiar as articulações de políticas públicas intersetoriais (SUS-SUAS) para jovens egressos do sistema de acolhimento – cenários dos serviços e perfil dos acolhidos/ repúblicas e projetos de inserção social.
- Colaborar com a consolidação de canais de comunicação pública e comunitária sobre a maioridade dos egressos dos serviços de acolhimento/ impulsionando o protagonismo juvenil e a participação social/advocacy.
- Desenvolver tecnologias sociais e articulações para colaborar com a preparação gradativa de adolescentes e jovens para a maioridade autônoma;
- Registrar histórias de vida dos serviços de acolhimento e colaborar com a composição de projetos de vida/terapêuticos.
- Produzir registros históricos e fomentar redes de conhecimentos em formato Ciência Aberta/ Ciência Cidadã para fortalecer a práxis de vínculos societários de adolescentes e jovens egressos dos sistemas de acolhimento.