Há cerca de 1 ano temos instituído como rotina no Programa Violeta, que funciona no HRAS, o Grupo de grávidas decorrente de violência sexual. Neste grupo, realizamos o pré-natal psicológico, uma modalidade terapêutica que atua de forma preventiva, estimulando uma vivência saudável da maternidade,mesmo diante da condição adversa que é violência sexual. Além de ser coerente com o trabalho preventivo sistêmico que acreditamos para a saúde publica, os resultados destes grupos comprovam um benefício reconhecido pelas gestantes da melhoria de sua condição psicológica, da valorização do espaço de dúvidas, medos e ansiedades, da criação e fortalecimento de sua rede de apoio e da discussão de seu projeto de vida, iniciativas que visam minimizar a revitimização.
Realizados entre 6 e 8 sessões durante o pré-natal, os grupos abordam aspectos do desenvolvimento intrauterino, transformações do corpo, medos, dores, parto, criação de filhos, sentimentos com relação ao agressor, cuidados com o bebê,orientação para amamentação, aspectos psicológicos do puerpério e outros conteúdos que surgirem. Relembramos ainda,que o grupo não tem formato informativo ou de palestra.O maior objetivo é dar voz às gestantes adolescentes, que encontram-se impactadas pela dinâmica desafiadora da própria adolescência, da maternidade e do abuso sexual da qual foram vítimas. Portanto, as transformações às quais se referem se dão no plano de diminuição de suas angústias e também de sua negação ou rejeição ao bebê, que passam a ser aceitos e amados, diminuindo as possíveis conseqüências de maus tratos ou negligência em função de um conteúdo psicológico não trabalhado. Consideramos por fim, este trabalho de extrema relevância à prevenção e educação em saúde, sendo duplamente favorável à mãe e ao bebê.
Temos o desejo de ampliar estes grupos, para toda a rede, atendendo públicos que não estejam na esfera da regional sul e que possam se beneficiar deste serviço especializado. Contamos para isso com a sua divulgação, encaminhando as pacientes de sua regional para o HRAS. O horário dos grupos será às segundas feiras à tarde e as marcações poderão ser feitas pelo telefone 3445-7669, falar com Silvia.
E-mail:
Tel. (61)3323-3056