Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Como a família pode prevenir o uso de drogas?

MPDFT

Menu
<

Antes de tudo os pais são um exemplo para seus filhos. O que os pais fazem é muito mais importante do que o que eles dizem. Assim, os filhos aprendem com os pais para que serve a droga quando estes chegam em casa e tomam algum remédio para se tranquilizarem e para dormirem, ou ainda quando tomam uma dose de uísque para relaxar. Esta atitude ensina aos filhos que, ao menor sinal de sofrimento e tensão, basta um "remedinho", uma "cervejinha" ou um "cigarrinho" para aliviar qualquer mal estar. Sem se darem conta, ensinam aos filhos que os problemas podem ser resolvidos com a ajuda de uma substância ou de uma pílula mágica. Portanto, uma relação saudável com as drogas é algo que crianças e jovens podem aprender a partir dos hábitos de seus pais.

Além de serem um exemplo, os pais podem esclarecer a sua posição a respeito do uso de álcool e outras drogas. Algo que parece óbvio mas que deve ser sempre ressaltado, é a possibilidade de dizer aos filhos que gostariam que eles não usassem drogas pois as consideram um perigo para o bem estar deles. Cabe aos pais alertarem os jovens sobre os riscos relacionados ao uso de drogas.

Os pais como qualquer adulto não são necessariamente perfeitos. Desse modo, os filhos podem aprender com os erros dos pais. Pais fumantes, por exemplo, podem falar sobre seu desejo de parar e a dificuldade que encontram para isso. Assim, esses pais não precisam saber tudo, e podem compartilhar com os filhos suas dúvidas e conflitos sobre o tema e refletirem juntos. Outra atitude produtiva é conversar sobre as inseguranças e os medos de suas própria adolescência. A possibilidade de relembrar como era a juventude dos pais pode demonstrar que compreendem o momento que o filho está vivendo, o que pode ajudá-lo a passar esta fase de maneira mais tranqüila.

Além disso, é importante que os pais incentivem seus filhos a terem atividades prazerosas e interessantes. Estimular a criatividade deles para procurarem alternativas saudáveis em suas vidas na busca de prazer e satisfação. Os pais precisam ter o hábito de aproximarem-se de seu filho para elogiá-lo, valorizá-lo e reconhecerem seus méritos e sucessos. Tal atitude não exclui a importância dos limites, da repreensão ou mesmo da punição. O mais importante é que o jovem possa confiar em seus pais para auxiliá-lo nos momentos de crise. Ele precisa se sentir amado mesmo tendo imperfeições e dificuldades. Interessar-se pela sua vida, amigos, o que faz na escola, nas festas e nas horas vagas, também é uma atitude preventiva ao uso de drogas. Mas é preciso ter cuidado para que o interesse natural não se torne um interrogatório no qual o jovem sinta que precisa ser controlado e vigiado.

Site Álcool e Drogas sem Distorção (https://apps.einstein.br/alcooledrogas/novosite/atualizacoes/ps_127.htm) / NEAD - Núcleo Einstein de Álcool e Drogas do Hospital Israelita Albert Einstein

Programa Despertar
E-mail:
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3343-4319
Endereço: Eixo Monumental, Praça Municipal, Lote 2, Sala 143, Etapa II, Edifício-Sede do MPDFT, Brasília/DF – CEP: 70.091-900

.: voltar :.