O Programa
A prevenção ao uso de álcool e outras drogas no mundo do trabalho, nas comunidades e na família é uma faceta importante da responsabilidade social e institucional. O consumo de substâncias psicoativas pode prejudicar a saúde, a qualidade de vida e a segurança dos indivíduos. No ambiente de trabalho, pode prejudicar a relação entre os colaboradores, aumentar os custos com a saúde e reduzir a produtividade.
Essa questão é melhor enfrentada quando o indivíduo envolvido, a família, a instituição e a sociedade tomam para si suas responsabilidades e unem esforços na busca das melhores soluções, pois, desta forma, a chance dos resultados serem positivos é muito maior, trazendo benefícios à todos.
Pode-se dizer que uma ótima estratégia para enfrentar esta questão é a prevenção com o foco na qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos e da sociedade como um todo. Faz parte desta estratégia combinar ações voltadas para o desenvolvimento e aprimoramento pessoal, com ações destinadas a alertar sobre riscos futuros e problemas já instalados. Para isso é necessário informar, sensibilizar e estimular as pessoas para que reflitam sobre a própria vida e, se necessário, adotem outras atitudes e comportamentos considerados mais saudáveis.
Dessa forma, o Programa Despertar foi idealizado no ano de 2009 visando promover ações educativas, preventivas e de atenção ao uso de álcool e outras drogas no âmbito do MPDFT.
Esta iniciativa é voltada para a qualidade de vida e o bem-estar do maior patrimônio institucional: as pessoas que nela trabalham e suas respectivas famílias.
Objetivo
Desenvolver ações educativas e preventivas dirigidas a membros, servidores e familiares, para lidar com as questões relacionadas ao uso de álcool e outras drogas, bem como o encaminhamento para tratamento e acompanhamento se necessário.