NaMoral 2019
O projeto NaMoral iniciou suas atividades junto aos professores, estudantes e gestores em agosto de 2019, tendo sido executado de acordo com o previsto. A capacitação dos servidores do MPDFT que atuariam como facilitadores de rodas de conversa, foi realizada no mesmo mês.
O “Encontrão” marcou o início do projeto. No evento, foi apresentado aos professores e gestores, a metodologia do projeto, explicitando como se dariam os trabalhos nas escolas. Na oportunidade, também foi realizada a formação da equipe – dentre professores, universitários e facilitadores – de cada comunidade escolar participante.
Ainda em agosto, iniciaram-se os eventos denominados “Dia D” em cada escola, momento de abertura do projeto e apresentação do jogo aos estudantes para despertar o interesse em participar, por meio de atividades lúdicas.
Após essa fase preparatória, foram realizadas as rodas de conversa conforme previstas na metodologia e, ao final, o evento de premiação.
O projeto gerou grande impacto nas comunidades escolares e locais das participantes, como o fortalecimento e/ou a transformação da cultura de respeito ao próximo, combatendo o individualismo e os comportamentos antiéticos, apontando-se:
- Relato de estudante que recebeu troco a mais durante uma compra e que, por estar participando do projeto, refletiu sobre o ato de aceitar o dinheiro que não lhe pertencia, e devolveu a quantia indevida ao comerciante.
- Relatos de estudantes e professores sobre melhorias de notas em provas.
- Caso de uma estudante que buscou o apoio da equipe do projeto para relatar situação de abuso sexual evidenciando a confiança e vínculos estabelecidos.
- Caso de estudante em situação de depressão, com faltas frequentes, que se engajou no projeto e nos estudos, e ganhou motivação para frequentar as aulas.
- Caso de ambiente hostil e de brigas, incluindo uso frequente de armas brancas, que foi totalmente transformado com o projeto, proporcionando recuperação das relações antes conflituosas.
- Relato de professora que se disse transformada após a execução do projeto em sua escola, por ver o quanto as relações interpessoais foram transformadas, ressaltando que a sua carreira não seria mais a mesma pela forma como foi impactada.
Visão geral dos estudantes em relação ao NaMoral
- para 10% dos estudantes o projeto foi satisfatório.
- 16% considerou o projeto “bom”.
- 72% classificou o projeto em nível “ótimo”.
- O projeto alcançou índice de aprovação de 98%.
Houve, ainda, a realização do evento “Reflexões NaMoral: Combate à corrupção, mudança de paradigma e refundação do Brasil”, com a palestra do ministro Luiz Roberto Barroso, no qual estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre público interno do MPDFT e externo, e mais de 468 visualizações na transmissão realizada pelo YouTube.
Em apenas quato meses de trabalho junto às escolas, alcançou-se:
- Alcance de mais de 2.300 pessoas alcançadas no Instagram
- Realização de 45 rodas de conversa realizadas
- Execução de 63 missões pelas unidades escolares
- Veiculação de 22 reportagens em diversos veículos de comunicação
- Palestra dos Caçadores de Bons Exemplos com 80 presentes e 289 visualizações no YouTube
- Reflexão NaMoral, palestra do ministro Luiz Roberto Barroso,com 202 pessoas presentes e 468 visualizações no YouTube
- Realização de evento de premiação do projeto com 350 presentes
Cidadão contra a Corrupção
O projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” nasceu no Ministério Público de Santa Catarina no ano de 2004. O projeto veio com objetivos educativos e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Esse projeto foi desdobrado pelos Ministérios Públicos de todo o Brasil.
Em 2016, por meio de uma portaria, o MPDFT passou a ter uma equipe para trabalhar a prevenção primária à corrupção. A primeira participação da equipe foi na Semana de Educação Para a Vida em maio de 2016. Foi dado um treinamento para servidores e membros da Casa que gostariam de ser voluntários no projeto. As escolas se cadastraram para receberem as palestras. Nesta semana, foram atendidas 48 escolas e mais de 17 mil alunos. As palestras continuaram ao longo dos anos de 2016 e 2017 e ainda ocorrerão nos próximos anos. Nessas palestras o tema de combate a corrupção é discutido através de uma apresentação com exibição de slides e vídeos com exemplos do tema. Ao final do encontro, é distribuída aos alunos uma cartilha com uma história do Zé Moral, personagem da Campanha, uma criação do MP de Santa Catarina.
Em agosto de 2017, foi implementado o Programa Cidadão Contra a Corrupção, que englobou o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” no DF. O programa tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. Além da frente das palestras nas escolas, o programa contempla outros projetos.