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NaMoral 2019

O projeto NaMoral iniciou suas atividades junto aos professores, estudantes e gestores em agosto de 2019, tendo sido executado de acordo com o previsto. A capacitação dos servidores do MPDFT que atuariam como facilitadores de rodas de conversa, foi realizada no mesmo mês.

O “Encontrão” marcou o início do projeto. No evento, foi apresentado aos professores e gestores, a metodologia do projeto, explicitando como se dariam os trabalhos nas escolas. Na oportunidade, também foi realizada a formação da equipe – dentre professores, universitários e facilitadores – de cada comunidade escolar participante.

Ainda em agosto, iniciaram-se os eventos denominados “Dia D” em cada escola, momento de abertura do projeto e apresentação do jogo aos estudantes para despertar o interesse em participar, por meio de atividades lúdicas.

Após essa fase preparatória, foram realizadas as rodas de conversa conforme previstas na metodologia e, ao final, o evento de premiação.

O projeto gerou grande impacto nas comunidades escolares e locais das participantes, como o fortalecimento e/ou a transformação da cultura de respeito ao próximo, combatendo o individualismo e os comportamentos antiéticos, apontando-se:

  1. Relato de estudante que recebeu troco a mais durante uma compra e que, por estar participando do projeto, refletiu sobre o ato de aceitar o dinheiro que não lhe pertencia, e devolveu a quantia indevida ao comerciante.
  2. Relatos de estudantes e professores sobre melhorias de notas em provas.
  3. Caso de uma estudante que buscou o apoio da equipe do projeto para relatar situação de abuso sexual evidenciando a confiança e vínculos estabelecidos.
  4. Caso de estudante em situação de depressão, com faltas frequentes, que se engajou no projeto e nos estudos, e ganhou motivação para frequentar as aulas.
  5. Caso de ambiente hostil e de brigas, incluindo uso frequente de armas brancas, que foi totalmente transformado com o projeto, proporcionando recuperação das relações antes conflituosas.
  6. Relato de professora que se disse transformada após a execução do projeto em sua escola, por ver o quanto as relações interpessoais foram transformadas, ressaltando que a sua carreira não seria mais a mesma pela forma como foi impactada.

Visão geral dos estudantes em relação ao NaMoral

  • para 10% dos estudantes o projeto foi satisfatório.
  • 16% considerou o projeto “bom”.
  • 72% classificou o projeto em nível “ótimo”.
  • O projeto alcançou índice de aprovação de 98%.

Houve, ainda, a realização do evento “Reflexões NaMoral: Combate à corrupção, mudança de paradigma e refundação do Brasil”, com a palestra do ministro Luiz Roberto Barroso, no qual estiveram presentes mais de 200 pessoas, entre público interno do MPDFT e externo, e mais de 468 visualizações na transmissão realizada pelo YouTube.

Em apenas quato meses de trabalho junto às escolas, alcançou-se:

  1. Alcance de mais de 2.300 pessoas alcançadas no Instagram
  2. Realização de 45 rodas de conversa realizadas
  3. Execução de 63 missões pelas unidades escolares
  4. Veiculação de 22 reportagens em diversos veículos de comunicação
  5. Palestra dos Caçadores de Bons Exemplos com 80 presentes e 289 visualizações no YouTube
  6. Reflexão NaMoral, palestra do ministro Luiz Roberto Barroso,com 202 pessoas presentes e 468 visualizações no YouTube
  7. Realização de evento de premiação do projeto com 350 presentes

Cidadão contra a Corrupção

O projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” nasceu no Ministério Público de Santa Catarina no ano de 2004. O projeto veio com objetivos educativos e busca conscientizar a sociedade a partir de um diferencial, que é o incentivo à honestidade e transparência das atitudes do cidadão comum, destacando atos rotineiros que contribuem para a formação do caráter. Esse projeto foi desdobrado pelos Ministérios Públicos de todo o Brasil.

Em 2016, por meio de uma portaria, o MPDFT passou a ter uma equipe para trabalhar a prevenção primária à corrupção. A primeira participação da equipe foi na Semana de Educação Para a Vida em maio de 2016. Foi dado um treinamento para servidores e membros da Casa que gostariam de ser voluntários no projeto. As escolas se cadastraram para receberem as palestras. Nesta semana, foram atendidas 48 escolas e mais de 17 mil alunos. As palestras continuaram ao longo dos anos de 2016 e 2017 e ainda ocorrerão nos próximos anos. Nessas palestras o tema de combate a corrupção é discutido através de uma apresentação com exibição de slides e vídeos com exemplos do tema. Ao final do encontro, é distribuída aos alunos uma cartilha com uma história do Zé Moral, personagem da Campanha, uma criação do MP de Santa Catarina.

Em agosto de 2017, foi implementado o Programa Cidadão Contra a Corrupção, que englobou o projeto “O que você tem a ver com a corrupção?” no DF. O programa tem o propósito de promover o combate à corrupção e disseminar uma cultura baseada na dignidade, na honestidade, em princípios éticos, na participação social e no exercício pleno da cidadania. Além da frente das palestras nas escolas, o programa contempla outros projetos.

NaMoral – Cidadão contra a corrupção – MPDFT
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