O MPDFT, ciente da problemática violência que assola as escolas do Distrito Federal, após a conclusão de estudos no ano de 2001, criou uma comissão destinada a buscar junto à comunidade escolar, articulando-se em parceria com o poder público, soluções para os problemas geradores dessa violência, como forma de resgatar o papel social da escola na construção da cultura da paz.
Os positivos resultados dessa iniciativa ensejaram a criação do Grupo de Apoio à Segurança Escolar (Gase), instituído por meio da Portaria nº 788, de 29/6/2005, com o objetivo de ampliar, em nível institucional, os trabalhos do MPDFT no planejamento e apoio a uma atuação sistêmica de promoção da segurança nas escolas.
O Gase é composto por um núcleo central, vinculado às Promotorias de Justiça de Defesa da Educação e por núcleos regionais, vinculados às Coordenadorias localizadas nas demais Regiões Administrativas do Distrito Federal.
O núcleo central do Gase é coordenado pela promotora de Justiça Fernanda da Cunha Moraes (2ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação), sendo integrado, ainda, pelo promotor de Justiça Anderson Pereira de Andrade (1ª Promotoria de Justiça de Defesa da Educação) e pelas promotoras de Justiça Luisa de Marillac Xavier dos Passos Pantoja (4ª Promotoria Cível de Defesa dos Direitos Individuais, Difusos e Coletivos da Infância e da Juventude) e Cláudia Valéria Pereira de Queiroz Teles (1ª Promotoria Infracional da Infância e da Juventude). Exerce a função de chefia do Serviço de Apoio à Segurança Escolar a servidora Caroline Resende Araújo Lima.
Endereço: Sede do MPDFT, sala 321
Telefones: (61) 3343-9825, 3343-9843
E-mail: