Para assistir, acesse o canal do MPDFT no YouTube ou a página do programa no site da instituição
A nova edição do programa ‘’Se liga, consumidor!’’ traz dicas para ajudar o consumidor a se proteger de possíveis riscos em compras e interações virtuais. Participam a secretária Nacional do Consumidor, Juliana Domingues, e o promotor de Justiça Leonardo Otreira, integrante do Núcleo de Combate a Crimes Cibernéticos do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT).
Um dos métodos utilizados pelos criminosos virtuais é publicar anúncios com preços muito atrativos. O objetivo é levar os consumidores para sites inseguros, nos quais os pagamentos são direcionados para os próprios criminosos. Antes de efetuar a compra, o ideal é procurar sites de reclamação para avaliar as lojas virtuais, além de observar se a conexão é segura. Outro cuidado importante diz respeito ao compartilhamento de informações sensíveis. ‘’Em sites onde não há transação financeira, será que faz sentido compartilhar CPF, RG, dados bancários?’’ questiona Juliana.
Otreira chama atenção para um golpe muito frequente, em que o criminoso, por meio do WhatsApp, se passa por um amigo ou parente da vítima e tenta convencê-la a fazer uma transferência bancária. ‘’Ligue para a pessoa e tente confirmar a história. Em caso de suspeita, bloqueie o contato, deixe as conversas registradas e procure a polícia, para que a investigação possa ter início’’, orienta o promotor de Justiça.
A secretária acredita que compreender os riscos e tomar as medidas de segurança é fundamental para que o consumidor possa aproveitar ao máximo as ferramentas tecnológicas. ‘’E, caso se sinta lesado, procure os órgãos de proteção e defesa do consumidor ou a plataforma oficial para resolução de conflitos de consumo: consumidor.gov.br.’’ conclui.
O programa “Se liga, consumidor!” é uma parceria do MPDFT com a Escola Nacional de Defesa do Consumidor da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon) do Ministério da Justiça. Trata-se de uma série de vídeos curtos, com linguagem fácil e objetiva, em que especialistas abordam o dia a dia das relações de consumo e esclarecem dúvidas sobre direitos básicos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor.
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