Iniciativa busca promover conscientização para o tema nos meios de comunicação e redes sociais
Apenas no Brasil, há cerca de 1,8 milhão de crianças e adolescentes com idades entre 5 e 17 anos em situação de trabalho infantil. Desses, 45,9% (706 mil) estavam em ocupações consideradas como piores formas de trabalho infantil. Os dados são do IBGE, colhidos em 2019.
O dia 12 de junho foi a data escolhida como Dia Mundial contra o Trabalho Infantil pela Organização das Nações Unidas (ONU), que também designou 2021 como o Ano Internacional para a Eliminação do Trabalho Infantil. O propósito é convocar os governos a fazerem o que for necessário para atingir a Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU (ODS). A intenção é adotar medidas imediatas e eficazes para erradicar o trabalho forçado, acabar com a escravidão moderna e o tráfico de pessoas e garantir a proibição e a eliminação das piores formas de trabalho infantil, incluindo o recrutamento e o uso de crianças como soldados, e, até 2025, pôr o fim ao trabalho infantil em todas as suas formas.
Para a promotora de Justiça Luisa de Marillac, o tema merece atenção, porque “infelizmente, ainda há na nossa sociedade uma cultura de normalizar e até enaltecer o trabalho infantil, com desconhecimento dos seus enormes prejuízos para o desenvolvimento de crianças e adolescentes e para que tenham acesso aos seus direitos fundamentais, tais como os direitos à saúde, à educação, ao lazer e à convivência familiar e comunitária”.
A campanha
Com o slogan “Precisamos agir agora para acabar com o trabalho infantil”, a campanha produziu materiais gráficos para divulgação nas redes sociais com trechos da canção “Sementes”, dos rappers Emicida e Drik Barbosa. A música foi composta para a campanha contra o trabalho infantil promovida pelo MPT, pela FNPETI, pela Justiça do Trabalho e pela OIT em 2020 e regravada pelo rapper Rael e pela cantora Negra Li.
Twitaço #NãoaoTrabalhoInfantil
No dia 11 de junho, das 10h às 13h, as instituições, em parceria com veículos de comunicação, artistas e influenciadores(as) brasileiros(as), estarão engajadas em uma ação no Twitter, com a hashtag #NãoAoTrabalhoInfantil.
O twitaço busca chamar a atenção de cidadãos e cidadãs para a causa. Ao longo do dia, centenas de mensagens serão postadas nas redes sociais. O objetivo é deixar a hashtag nos assuntos mais comentados da rede.
Clique aqui para saber mais sobre a campanha.
Página 386 de 670