Iniciativa discute ética e cidadania com estudantes
Segundo a idealizadora do projeto, promotora de Justiça Luciana Asper, o objetivo do “NaMoral” é apresentar à comunidade escolar uma vivência de cidadania, ética e participação social que permita criar mudanças em favor de uma sociedade mais justa, fraterna e participativa. “Ficamos honrados em receber o prêmio, é um reconhecimento e um grande incentivo para que cada um dos voluntários continue acreditando que, quando há comprometimento, podemos construir um caminho para a libertação da corrupção”, comemorou.
Implantado em nove escolas públicas em 2019, o projeto desafiou os estudantes, a partir de ferramentas inovadoras, principalmente de gamificação, a construir um ecossistema de integridade no ambiente escolar. Mais de 250 alunos foram atingidos diretamente como integrantes das equipes, formadas por turmas de 8º e 9º anos. Com as ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de oito mil crianças e jovens impactados. Estiveram envolvidos no projeto 84 professores.
A procuradora-geral de Justiça, Fabiana Costa, ressaltou a importância do resultado para a instituição. "Essa é uma forma de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelas equipes do MPDFT. Temos muito orgulho por essa conquista, entre tantos projetos de destaque no Ministério Público em âmbito nacional".
Resultados
A promotora de Justiça Luciana Asper defende que o amadurecimento do capital moral e social do cidadão é uma ferramenta efetiva para mudanças comportamentais. “Não é apenas a mudança de postura em relação a atos corruptos até então normalizados, mas também a formação de pessoas comprometidas em colaborar com os pilares de controle, detecção e repressão da corrupção”, afirmou.
Prêmio
A premiação, uma das mais importantes para o Ministério Público, ocorreu durante o Congresso do Ministério Público Brasileiro, em 12 de novembro. Em razão das restrições impostas pela pandemia de Covid-19, a cerimônia foi virtual, transmitida pelo canal do CNMP no YouTube.
Projetos de todo o Brasil concorreram em nove categorias: defesa dos direitos fundamentais, transformação social, indução de políticas públicas, redução da criminalidade, redução da corrupção, unidade e eficiência da atuação institucional e operacional, comunicação e relacionamento, profissionalização da gestão e tecnologia da informação.
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