Estudantes do CEF 427 produziram desenhos e redações sobre os espaços abandonados na região e como eles imaginam sua revitalização
O concurso foi promovido em parceria pela Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (Prourb), pela Regional de Ensino de Samambaia e pela Administração Regional da cidade. Os alunos do 6º e 7º anos tinham que produzir desenhos e os alunos de 8º e 9º anos, elaborar redações sobre o tema. Cada um dos seis vencedores recebeu um tablet, tendo sido quatro deles doados pela Associação dos Membros do MPDFT. Devido à pandemia, a divulgação dos desenhos e redações escolhidas foi realizada durante encontro virtual na segunda-feira, dia 16, com mais de 50 participantes.
A procuradora-geral de Justiça Fabiana Costa participou da solenidade e parabenizou todos os envolvidos. “Por meio da criatividade, vocês estão contribuindo para a melhoria das áreas urbanas, a revitalização e o convívio social nesses locais. Assim, vocês oferecem soluções que trazem o olhar do pequeno cidadão, a percepção do usuário, a quem devem ser destinadas todas as ações de governo. Para mim, que fui estudante de escola pública, é uma grande satisfação participar desta cerimônia tão bonita que premia alunos tão criativos e engajados”.
Segundo a idealizadora do projeto, promotora de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística Yara Maciel Camelo, “a ideia do concurso cultural é contribuir para um debate sobre a preservação dos espaços urbanos na cidade”. Evelin Cristina Oliveira Costa, uma das premiadas da categoria Redação, comemorou a conquista: “Gostaria de agradecer por ter participado desse belo projeto”.
Uma das professoras da escola, Paula Tredicci, agradeceu a oportunidade de participar do projeto e enfatizou os benefícios da iniciativa. “Foi muito enriquecedor, no sentido de exercer o papel da cidadania e deixar os alunos como protagonistas dessa ação toda. Essa parceria é de fundamental importância, porque não fazemos a educação sozinhos”.
“Esse é um momento difícil, mas também de muito aprendizado. O prêmio maior que poderíamos ter é esse aprendizado sobre a preservação dos espaços públicos. Sempre comento com os alunos que, se algo está preservado, sobra dinheiro para fazer mais coisas”, concluiu a professora Claudelice, responsável pelo concurso na escola.
Confira os nomes dos premiados:
Categoria desenho (6º e 7º anos):
Primeiro lugar - Ana Beatriz Ribeiro Cavalcante
Segundo lugar - Jasmin da Cruz
Terceiro lugar - Bianca Bezerra dos Santos
Categoria redação (8º e 9º anos):
Primeiro lugar - Jefte Jacinto Moura da Silva
Segundo lugar - Evelin Cristina Oliveira Costa
Terceiro lugar - Gustavo Augusto da Silva Diniz
Um passo no seu espaço
Criado em 2019, o projeto envolveu a população e cerca de 200 estudantes de escolas públicas de Samambaia na escolha de uma área pública para revitalização. A ideia era dar sequência com a realização de mais palestras e avançar para a transformação do local definido com o envolvimento da comunidade. Impactado pela necessidade do distanciamento social e pela modalidade de aulas remotas, foi pensada uma nova fase da iniciativa e surgiu a ideia do concurso de desenhos e redações.
Para explicar o projeto às crianças, foi criado o personagem de desenho animado chamado Dududuá. Ele é um simpático tamanduá filhote que conta a história de como a pracinha próxima a sua casa tornou-se seu lugar preferido. O tamanduá explica que a comunidade trabalhou para transformar o local que estava abandonado e sujo em um ambiente agradável. Com a união de todos, o espaço foi revitalizado e ganhou campo de futebol, parquinho e horta. Após o início da pandemia, um novo vídeo com o Dududuá foi elaborado para transmitir também a mensagem sobre as medidas de prevenção contra o novo coronavírus, estimular o uso de máscaras, lavar as mãos, manter distanciamento social e seguir as regras determinadas pelo Poder Público.
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