Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina Ministério Público do Distrito Federal e Territórios

MPDFT

Menu
<

ADIs propostas pelo Procurador-Geral de Justiça - 3.3.0

Assessoria Cível e de Controle de Constitucionalidade   arrow  ADIs propostas pelo Procurador-Geral de Justiça

Texto Integral e Andamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade (ADIs) propostas pelo Procurador-Geral de Justiça junto ao TJDFT

Instruções:

  • Utilize o filtro para facilitar a localização da Ação Direta de Inconstitucionalidade de seu interesse. Basta selecionar o campo que deseja pesquisar na caixa de seleção "Pesquisar Por" e em seguida preencher os argumentos de busca. Exemplo: se desejar pesquisar por "Norma Questionada" usando como argumento o número da lei. Neste caso vamos usar o número 2054 que deverá ser digitado na caixa de texto. Dessa forma todas as ações ajuizadas contra a norma com esse número serão listadas. Perceba que na pesquisa é possível utilizar o filtro para consultar por aproximação.
  • Para ler o conteúdo de cada petição inicial, clique no link para o arquivo que corresponda à lei ou ato normativo de seu interesse.
Filtro:
  • N.º do Processo: ADI 0700701-74.2025.8.07.0000 Definitivamente julgado: Não
    Norma questionada: Parágrafo 1º do artigo 1º da Lei Distrital nº 3361/2004, na redação dada pela Lei Distrital nº 7458/2024
    Relator: Desembargador Silvânio Barbosa dos Santos
    Assunto: Concessão de “bonificação de até 10% sobre a nota do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM para o aluno que tenha cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escolas da rede pública de ensino do Governo do Distrito Federal”. 1 (art. 1º, § 1º) no preenchimento das vagas das universidades e faculdades públicas do Distrito Federal já destinadas a “alunos que comprovem ter cursado integralmente os ensinos fundamental e médio em escola da rede pública de ensino”
    Andamento: Concedida a liminar (29.01.2025).
  • N.º do Processo: ADI 0750708-07.2024.8.07.0000 Definitivamente julgado: Não
    Norma questionada: Lei Distrital nº 7491/2024
    Relator: Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira
    Assunto: Pagamento de valores decorrentes de saldo de licença-prêmio convertido em pecúnia para servidores das carreiras da Polícia Civil do Distrito Federal..
    Andamento: Aguarda julgamento do pedido liminar.
  • N.º do Processo: ADI 0732745-83.2024.8.07.0000 Definitivamente julgado: Não
    Norma questionada: Expressão “Em obras iniciais ou em desenvolvimento”, constante do parágrafo 4º do artigo 133 da Lei Distrital nº 6138/18.
    Relator: Desembargador Getúlio de Moraes Oliveira
    Assunto: Restrição à demolição imediata de obras em área pública..
    Andamento: Concedida a liminar (26.02.2025).
  • N.º do Processo: ADI 0715423-50.2024.8.07.0000 Definitivamente julgado: Não
    Norma questionada: Lei Complementar 1025/2023 (art. 26), que altera o art. 33 da Lei Distrital 1254/96
    Relator: Desembargador Silvânio Barbosa dos Santos
    Assunto: Crédito do ICMS. Supressão de exigência de documentação e escrituração idôneas.
    Andamento: Julgado improcedente o pedido (15.10.2024). Interposto recurso extraordinário, aguarda julgamento.
  • N.º do Processo: ADI 0739926-72.2023.8.07.0000 Definitivamente julgado: Não
    Norma questionada: Lei Distrital 7200/2022
    Relator: Desembargador Sandoval Oliveira
    Assunto: Alteração da forma de aproveitamento de empregados da Sociedade de Abastecimento de Brasília – SAB (em liquidação).
    Andamento: Julgou-se procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade formal da Lei Distrital n. 7.200/2022, com efeitos ex nunc (não retroativos - em 7.02.2024).
  • Resultados: 1 - 5 de 586

.: voltar :.