Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - NaMoral: projeto participa de três minicursos na Semana Pedagógica 2023

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Profissionais da rede pública puderam conhecer as oportunidades do projeto para a sua comunidade escolar e discutir a importância da educação para a integridade

NaMoralO NaMoral ofereceu, na Semana Pedagógica 2023 da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE), três minicursos sobre a implementação do projeto nas escolas da rede pública. A iniciativa faz parte da parceria firmada entre o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a SEE.

Os propósitos das duas oportunidades de formação que a Subsecretaria de Formação Continuada dos Profissionais da Educação (EAPE) oferecerá em março foram compartilhados com os docentes: o NaMoral - O Jogo, para os anos finais do Ensino Fundamental e da disciplina do currículo pedagógico do Ensino Médio; e a Eletiva 1 - NaMoral: Edificando o comportamento íntegro.

Foram oferecidos três minicursos de duas horas cada. O objetivo dos encontros foi compartilhar os porquês do projeto, seus fundamentos e impactos e as linhas gerais da sua concepção, estrutura, formação e aplicação vivencial e gamificada, além de despertar os educadores para quanto as novas experiências da cultura de valores, princípios e virtudes podem impactar os alunos e mudar realidades. 

Além da equipe do MPDFT, participaram das oficinas a professora Suliane Rauber e o facilitador do NaMoral Manoel Alessandro Machado de Araújo. Com a ação, foram capacitados 60 profissionais de educação da rede pública.

A promotora de Justiça Luciana Asper, uma das idealizadoras do projeto, acredita que o pertencimento e o engajamento dos educadores na semeadura da integridade é um caminho indispensável para a fruição de direitos e liberdades. “Todos almejamos e temos uma legítima expectativa de serviços públicos essenciais excelentes e de relações humanas leais e honestas. Isso só será realidade quando dermos às pessoas as oportunidades de desenvolverem a sua integridade. Isso, por sua vez, depende necessariamente da apropriação voluntária dos educadores das ferramentas de educação para integridade que estão disponíveis e foram construídas da escola para a escola. Nestes encontros, a esperança concreta de que um dia os nossos estudantes e futuros líderes estarão ocupando cargos para verdadeiramente servir e se doar às vocações que assumiram se torna mais palpável”, afirmou.

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A iniciativa busca disseminar valores relacionados à integridade, ética, cidadania e ao enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas em 2019 e desafiou os estudantes, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Com ações que alcançaram toda a comunidade escolar, foram cerca de 8 mil crianças e jovens impactados.

Em 2020, a iniciativa recebeu o prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) na categoria “Redução da corrupção”. Em 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual com estudantes universitários e também transformado em currículo pedagógico para o novo Ensino Médio.

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