Nesta quinta-feira, 27 de abril, os promotores de Justiça Camila Costa Britto e Ricardo Fonseca, ambos da Promotoria de Justiça (PJ) de Samambaia; Isabella Chaves, da PJ do Recanto das Emas, e Cíntia Costa, do Núcleo de Enfrentamento à Violência e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Nevesca), participaram de reunião com os parceiros da Rede Social local com o objetivo de desenvolver o protocolo de proteção e atendimento às crianças e adolescentes vítimas de violência sexual.
A ideia é implementar um fluxograma de atendimento intersetorial para evitar a revitimização das vítimas de crimes de abuso sexual. Durante a ocasião, Camila Costa apresentou dados da violência sexual contra crianças e adolescentes e reiterou: “o Estatuto da Criança e do Adolescente prevê a proteção integral de crianças e adolescentes, e é através da criação de um fluxograma de atendimento que cada órgão na rede de proteção irá realizar sua atividade de uma forma mais efetiva evitando a revitimização”.
O objetivo da reunião é também que todos possam conhecer o serviço um do outro, a fim de traçar o melhor caminho para acolher e proteger a criança e a família. Na ocasião, os pontos levantados foram a capacitação de todos os profissionais da saúde, educação, segurança, assistência social e justiça, além da segurança dos especialistas que realizam os atendimentos. Outro ponto relevante foi a necessidade de rever os encaminhamentos, de maneira que a proteção a esse público de fato seja promovida. Ainda durante o encontro, Cíntia Costa falou sobre o projeto Ágora, que prevê a criação de um fluxo realizado em Ceilândia e São Sebastião, e os atores da rede falaram sobre o funcionamento e as principais dificuldades.
Além das promotoras de Justiça do MPDFT, participaram da reunião representantes das seguintes instituições: Conselho Tutelar de Samambaia Sul, Norte e Recanto das Emas; Regionais de Ensino de Samambaia;Regionais de Saúde de Samambaia e Recanto; Delegacia de Polícia da Criança e do Adolescente (DPCA); Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), 26ª DP, 32ª DP, 27ª DP, Provid - 11º BPM, Provid-27º BPM; Defensorias Públicas de Samambaia e do Recanto; PAV Orquídea - Samambaia, PAV Amarílis - Recanto, CAPS - Infantil, Centro 18 de Maio, SuBav e Pró-Vítima.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial