Durante o evento, também será lançado o “Fluxo da rede de atendimento em situações de violência doméstica e familiar"
As inscrições para o seminário “A importância da construção de fluxos de atendimento nas situações de violência doméstica” vão até a próxima quarta-feira, 24 de maio. O evento ocorre em 29 de maio e é voltado para integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), profissionais da rede social do Riacho Fundo e comunidade.
O seminário visa capacitar a Rede de Atendimento de Violência Doméstica do Riacho Fundo I e II e melhorar a articulação e o acesso às informações sobre as possibilidades de atendimento às vítimas. No evento, também será lançado o “Fluxo da rede de atendimento em situações de violência doméstica e familiar". O evento ocorrerá no Fórum do Riacho Fundo, das 14h às 18h, e haverá certificado de participação.
O fluxo
Fruto de duas oficinas realizadas em 2022, a divulgação é resultado de um trabalho conjunto de representantes de instituições públicas e comunidade. O material tem o objetivo de fomentar ações de prevenção e de combate à violência doméstica e familiar, além de promover o acesso à informação para toda a comunidade. A construção do fluxo de atendimento é uma das estratégias de fortalecimento da Rede de Enfrentamento às Situações de Violência contra as Mulheres no Riacho Fundo I e II.
As situações de violência doméstica contra mulher são fenômenos complexos que demandam resoluções complexas com a construção de atuações conjuntas entre os diferentes atores para a elaboração de respostas que atendam às complexidades das demandas.
Para Cristina Lara, assistente social da Assessoria de Perícia e Acompanhamento de Políticas Públicas (CEPS/MPDFT), a concretização do fluxo de atendimento representa “um importante avanço para a rede de enfrentamento às situações de violência contra a mulher do Riacho Fundo, pois fortalece a atuação conjunta entre as instituições públicas e a sociedade civil para o atendimento das situações de violência doméstica e familiar”.
A publicação foi elaborada por representantes da comunidade, do MPDFT, do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios, da Polícia Militar, da Polícia Civil e das secretarias de Desenvolvimento Social, de Saúde, de Justiça e Cidadania e de Educação.
Serviço
Seminário “A importância da construção de fluxos de atendimento nas situações de violência doméstica”
Data: 29 de maio
Horário: das 14h às 18h
Local: Fórum do Riacho Fundo
Inscrição: até 24 de maio neste link.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial