As Promotorias de Ceilândia passam a contar com novas salas para o atendimento ao público. Nesta sexta-feira, dia 16 de junho, foram inaugurados o Espaço do Cidadão e o Espaço Digital, destinados aos atendimentos presencial e remoto, respectivamente. Além de Ceilândia, as promotorias de Justiça do Gama e de São Sebastião já inauguraram serviços semelhantes. As próximas unidades devem ser Brasília II, Planaltina e Taguatinga.
A iniciativa é uma das prioridades da atual gestão do MPDFT, como parte da implantação de uma política efetiva de atendimento ao público, por meio do aprimoramento de processos e da estrutura de serviços à população. A Política de Atendimento ao Público do MPDFT segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
O objetivo é oferecer ao público um atendimento de excelência. No espaço digital, por exemplo, os cidadãos que não têm acesso à internet ou dificuldades com a conectividade poderão participar de audiências ou receber atendimento do Ministério Público em outras unidades, sem a necessidade de deslocamento. Além disso, os novos espaços também contam com uma brinquedoteca e uma sala de espera.
Durante a solenidade de inauguração, o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, destacou a importância do projeto. “A população de Ceilândia e Sol Nascente precisa de um atendimento de qualidade e é preciso assegurar que todos saibam da oferta desses serviços no Ministério Público”. Ele também reforçou a necessidade de estimular uma cultura de atenção ao cidadão e de maior responsabilidade no relacionamento com a comunidade.
A assessora de políticas de atendimento ao público da procuradoria-geral de Justiça, Thaise Dezen, destacou que a inauguração do espaço em Ceilândia é mais um passo para o alcance da meta institucional, que visa implementar Espaços de Atendimento ao Cidadão e Espaços Digitais em todas as unidades do MPDFT. “O cumprimento das metas para atendimento ao público depende de todos nós e fico muito grata em ver que a instituição percebe essa atividade como prioridade", disse.
Já o coordenador das promotorias de Ceilândia, Ericson Cerqueira, destacou a dedicação dos servidores locais no atendimento ao público, inclusive durante a pandemia. “Mesmo neste período, não descuidamos do atendimento presencial e houve, inclusive, um incremento nas demandas”, disse. Para ele, a disponibilização das salas virtuais vai acrescentar acessibilidade e agilidade aos serviços.
Finalmente, o ouvidor do MPDFT, Francisco Leite, reforçou que a iniciativa representa mais um “salto” no aprimoramento dos serviços.
Participaram do evento o vice-procurador-geral de Justiça institucional, Marcos Dezan; a representante da Secretaria-geral, Cláudia Ramos; o comandante do 10º batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Everaldo Aragão; a delegada-chefe da DEAM II, Letizia Fernandes de Lourenço; o delegado-chefe adjunto da 24ª DPC, Hermes Dantas; o chefe da Astec, Rafael Alves da Glória Dias; a assessora da Astec, Elayne Castro.
Ceilândia e Sol Nascente
A Coordenadoria de Ceilândia é responsável pelo atendimento das comunidades de Ceilândia e Sol Nascente, que somam mais de 440 mil habitantes. Sua estrutura acomoda 29 promotorias de Justiça que atendem os cidadãos em diversas áreas: criminal, defesa da mulher em situação de violência, Júri, órfãos e sucessões, família e eleitoral. Juntas, elas respondem por 8,2% das demandas registradas pelo MPDFT.
Somente entre janeiro e maio de 2023, essas promotorias receberam em conjunto mais de 45 mil intimações eletrônicas/feitos externos, entre os quais, mais de 10 mil correspondem a novas demandas.
Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial