Cerca de 140 pessoas compareceram à cerimônia de outorga do título de Cidadão Honorário de Brasília, realizada na noite de terça-feira, dia 26, na Câmara Legislativa do DF. A homenagem foi marcada pela presença de diversas autoridades locais e federais, membros e servidores do Ministério Público do DF e nacional. A cerimônia foi aberta pelo deputado distrital Wellinton Luiz, autor da proposta de indicação do procurador-geral de Justiça.
Em seu discurso, Georges Seigneur fez questão de agradecer a todos os presentes, contou sua história de vida e carreira em Brasília. “O ponto de convergência, que nos reúne nesta noite, é o desejo de transformação. É o amor a Brasília e ao Distrito Federal, que nos acolheu”, disse.
Às autoridades na mesa de abertura, ele destacou os desafios inerentes à função pública. “Juntos, partilhamos o desafio de melhorar os serviços públicos; de garantir acesso aos direitos básicos, como a educação, a saúde, a segurança, a moradia, o transporte, a cultura, o esporte, a proteção do trabalho”, reafirmou.
O presidente do TRE-DF, Roberval Belinati, aproveitou o momento para reforçar o pedido para participação na eleição do Conselho Tutelar, apelo que já havia sido feito também por Georges Seigneur ao gravar um vídeo convocando a comunidade a participar.
Ludmila Galvão, procuradora-geral do DF, destacou a atuação do PGJ à frente do MPDFT e sua dedicação ao Distrito Federal. A deputada distrital, Paula Belmonte, ressaltou a importância e o papel do Ministério Público para a sociedade. O chefe da Casa Civil do Distrito Federal, Gustavo Rocha, falou do aprimoramento do diálogo entre o governo local e o MPDFT como um diferencial nas últimas gestões.
O conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público, Moacyr Rey, também compôs a mesa e destacou a atuação de Georges Seigneur, em especial, a “maturidade” com que conduz o Ministério Público. “Ele tem feito um papel exemplar com ampla capacidade para aprimorar ainda mais a gestão do MP”, disse.
O presidente do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais, Cesar Bechara, recordou a atuação do homenageado em todas as frentes do Ministério Público. “Está no curso de uma carreira de muito sucesso”, sentenciou.
Já o subprocurador-geral da República, Carlos Frederico, reforçou as características humanas do PGJ, sua capacidade administrativa e a disposição em “ajudar e trabalhar de uma forma parceira, amiga, dando as mãos a todos”. O deputado federal Carlos Sampaio frisou sua atuação no Ministério Público e o papel de “defender” a sociedade e o cidadão, atribuído à instituição.
Finalmente, a vice-governadora Celina Leão destacou a relevância do título de Cidadão Honorário de Brasília. “Eu tenho certeza que esse é o título mais importante que Vossa Excelência já conquistou”. Para ela, chegar ao topo de uma carreira é ter o reconhecimento da sociedade e dos seus pares, como aconteceu durante a cerimônia.
Os desembargadores Cruz Macedo, presidente do TJDF, e Leonardo Bessa, também estiveram na cerimônia, além de diversas autoridades do três poderes da União e do Ministério Público, amigos e familiares.
26 anos de Ministério Público
Georges Seigneur é membro do MPDFT desde 2002. Foi assessor de Políticas Institucionais, chefe de Gabinete e assessor parlamentar. Atuou em Promotorias Criminais, na Promotoria de Fundações. É avaliador de concursos públicos e professor universitário.
Durante 11 anos, foi coordenador das Promotorias de Justiça do Paranoá, posição em que a aproximação com a sociedade se tornou rotina nas atividades institucionais. Também presidiu o Gabinete de Crise, que coordenou as ações necessárias à adequação do MPDFT à pandemia.
Atualmente, além de procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, responde pela vice-presidência do Ministério Público da União (MPU) no Conselho Nacional de Procuradores – Gerais (CNPG), representando os quatro ramos, e pelas presidências do Grupo Nacional de Tecnologia da Informação (GNTI) e do Grupo Nacional de Acompanhamento Processual (GNP), também no CNPG.
Cidadão Honorário e Benemérito
Os Títulos de Cidadão Honorário e Benemérito são honrarias concedidas pelos Deputados Distritais a pessoas que praticaram atos de relevante interesse social em favor da população do Distrito Federal.
O primeiro é conferido aos homenageados naturais de outros estados, que residam ou tenham residido no DF por mais de quatro anos, e o segundo aos que nasceram no DF. Os indicados devem ter notório reconhecimento público, além de idoneidade moral e reputação ilibada. A iniciativa foi instituída pela CLDF em 1991.
O vídeo da solenidade está disponível no canal oficial da TV Câmara Distrital no YouTube.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial