Jovens visitaram os Núcleos de Direitos Humanos, o Núcleo de Atenção às Vítimas e a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social
Alunos de Direito da Universidade de Brasília (UnB) visitaram o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) nesta quarta-feira, 13 de dezembro. Os estudantes são bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET) e integram o projeto “Participe da cidade”, da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep).
Os jovens visitaram os Núcleos de Direitos Humanos, o Núcleo de Atenção às Vítimas e a Prodep, onde puderam conhecer melhor o funcionamento da instituição e tirar dúvidas sobre a atuação de cada unidade. O grupo foi recebido pelos promotores de justiça Eduardo Gazzinelli, Jaqueline Gontijo, Polyanna Silvares e Lenna Daher.
A professora Érica Fernandes, tutora do PET, explica que o projeto de extensão “Direito na prática” foi concebido para que os alunos, que têm o privilégio de viver na cidade em que os grandes órgãos jurídicos estão sediados, possam se aproximar da realidade do Direito. “Conhecer o trabalho dos núcleos e da Prodep foi uma experiência maravilhosa para o grupo, permitindo aos estudantes experiências de contato com o universo jurídico na prática, com os locais onde o Direito é de fato aplicado e também e por quem o aplica, em especial com os promotores que nos acompanharam na visita”, afirmou.
A estudante Aurora Neves Santos, do 6º semestre, ressaltou a importância de partilhar conhecimentos e experiências com os integrantes do MPDFT. “Do início ao fim de nossas trocas, eu e os demais membros do PET somos recebidos com carinho e atenção pelos promotores de justiça. Esperamos que nosso trabalho conjunto possa prosperar, para que continuemos a fomentar o acesso à cidadania, atividade extremamente gratificante e necessária”, disse.
Participe da Cidade
O projeto realiza uma campanha de comunicação digital que tem como objetivo conscientizar a sociedade sobre a participação ativa na fiscalização dos recursos públicos. Os vídeos e os cards são produzidos em parceria com estudantes do PET de Direito sobre temas relacionados a cidadania e direitos. Clique aqui para conhecer.
Outra linha do projeto é a premiação de escolas que estejam em dia com a prestação de contas das verbas recebidas pelo Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (Pdaf). Os recursos virão de acordos de não persecução penal ou cível celebrados pela Prodep. Os valores serão usados para a melhoria da infraestrutura das unidades de ensino, o que permitirá, também, valorizar a transparência na gestão dos recursos públicos.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial