Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Ouvidoria das Mulheres: levantamento aponta aumento de demandas de violência de gênero

MPDFT

Menu
<

No mês da mulher, o MPDFT destaca seu canal de atendimento criado para oferecer escuta reservada e qualificada para mulheres vítimas de qualquer tipo de violência

ouvidoria mulheres nota 1Apesar dos avanços importantes na garantia dos direitos das mulheres, ainda são necessários esforços para a efetivação dessas conquistas e para promover efetiva igualdade de oportunidades. Criada em 21 de setembro de 2023, a Ouvidoria das Mulheres, canal do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) especializado no atendimento humanizado das vítimas de violência de gênero, assumiu importante papel na proteção dos direitos de mulheres em situação de qualquer tipo de violência. 

No semestre anterior à inauguração do canal, a Ouvidoria registrou 58 demandas que tratavam exclusivamente de violência doméstica. Depois da instauração do serviço, foi identificado um aumento de 89% nas demandas recebidas pelo MPDFT, que recebeu 110 manifestações entre setembro de 2023 e janeiro de 2024. Foi verificado também um aumento nas denúncias de outros tipos de violência que antes não eram consideradas como questões de gênero. 

De acordo com a ouvidora das Mulheres, promotora de justiça Mariana Nunes, o aumento de denúncias demonstra que o serviço foi recebido positivamente pela sociedade. “As mulheres receberam com muito entusiasmo a criação de um canal de denúncias específico, com olhar cuidadoso para as especificidades das violências de gênero, pois alimenta a esperança de que suas histórias serão ouvidas e tratadas de forma séria e respeitosa”, explica. 

Atuação 

A Ouvidoria das Mulheres integra a estrutura da Ouvidoria do MPDFT e pode ser acessada por meio de canais exclusivos, além dos tradicionais da Ouvidoria (veja abaixo). O canal oferece atendimento para todas as violações de direitos das mulheres, tais como assédio no ambiente de trabalho, violência doméstica, familiar, política e institucional, e em todas as suas modalidades: física, moral, psicológica, sexual, patrimonial, no ambiente público, privado ou na internet.  

As vítimas contam com atendimento reservado, sigiloso e humanizado, além do acolhimento de uma equipe especializada na escuta qualificada e no devido encaminhamento das demandas de violência de gênero. 

Como falar com a Ouvidoria das Mulheres

Formulário eletrônico

Telefones: 127 e 0800 644 9500 (ligação gratuita), em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 12h às 18h. 

WhatsApp Ouvidoria das Mulheres: (61) 99847-7592

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Atendimento com escuta humanizada: Eixo Monumental, Praça do Buriti, lote 2, sala 141, Sede do MPDFT, Brasília. Em dias úteis, de 2ª a 6ª, das 12h às 18h.

Coleta nas urnas das Promotorias de Justiça das cidades.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.