Pelo quinto ano, promotores de justiça visitam unidades para fiscalizar qualidade do atendimento
Integrantes da Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) vistoriaram, nesta quinta-feira, 21 de março, as 13 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Distrito Federal. O objetivo foi verificar as condições do atendimento prestado à população e identificar melhorias necessárias.
Este é o quinto ano em que as UPAs são avaliadas por integrantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Nas inspeções, são observados aspectos como estrutura, gestão e integração com a rede de urgência e emergência. O questionário padrão inclui itens sobre recursos humanos, equipamentos, manutenção, medicamentos e insumos. Os resultados farão parte de um relatório que direcionará a atuação da Prosus.
A promotora de justiça Hiza Maria Carpina explica que as inspeções anuais permitem observar a evolução dos serviços oferecidos pelas UPAs. “Percebemos melhorias em comparação à primeira vistoria, mas existem problemas que são estruturais, como a falta de leitos de retaguarda, que só serão resolvidos com um olhar para a política pública de saúde como um todo”, avalia.
Saiba mais
As UPAs prestam atendimento de média complexidade. Têm estrutura simplificada, com raio-X, eletrocardiografia, laboratório de exames e leitos de observação. O tempo de permanência máximo dos pacientes deve ser de 24 horas. O Instituto de Gestão Estratégica (Iges-DF) é o responsável pela gestão das unidades.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial