O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) inaugurou nesta terça-feira, 9 de abril, mais salas do Espaço Cidadão e do Espaço Digital. Desta vez, a Promotoria de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude foi a contemplada.
O objetivo é oferecer ao público um atendimento de excelência. No Espaço Digital, as pessoas que não têm acesso à internet, ou que possuem dificuldades com a conectividade, poderão fazer videochamadas com promotores de Justiça e com servidores do MPDFT de outras unidades, ou até mesmo participar de audiências remotas. Já o Espaço Cidadão é direcionado ao atendimento presencial. As instalações também contam com brinquedoteca e hall de espera.
Durante a solenidade, o procurador-geral de Justiça do DF, Georges Seigneur, reforçou a importância do atendimento ao público. “Precisamos atender bem o cidadão, atender bem a vítima, e o local importa para que eles se sintam bem acolhidos. Vamos conseguir entregar essa sala em todas as unidades do MPDFT, mas aqui é muito especial, pois a infância e a adolescência são uma prioridade”, afirmou.
A coordenadora do Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav), promotora de Justiça Jaqueline Gontijo falou sobre o empenho em humanizar a acolhida do público. “Esse é muito mais que apenas um espaço físico. Essa sala demonstra o esforço efetivo do Ministério Público nacional em atender de forma adequada o cidadão, especialmente a vítima”, disse.
Já a promotora de Justiça e assessora de Políticas de Atendimento ao Público da Procuradoria-Geral de Justiça, Thaise Dezen falou sobre a relevância do atendimento na transformação social. “Esse espaço reforça a mensagem que o Ministério Público está de portas abertas para a sociedade. A transformação social começa nesse espaço, com o acolhimento de crianças e adolescentes. Não há promoção social que não possamos fazer juntos. Que seja uma mudança no nosso contato com a sociedade”.
Por fim, a coordenadora das Promotorias de Justiça de Defesa da Infância e da Juventude, promotora de Justiça Rosana Viegas, agradeceu todos os envolvidos. “Gostaria de agradecer a todos os servidores, terceirizados, membros que trabalharam no evento e também para que a inauguração desse espaço fosse possível”, reconheceu.
Além de integrantes do MPDFT, participaram do evento a defensora público do Núcleo da Infância e da Juventude, Priscila Moura, o subsecretário de Assistência Social, Coracy Chavantei, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Lima, o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e Juventude da OAB, Charles Bicca, o presidente da Associação de Conselheiros e Ex-conselheiros Tutelares do DF, Gustavo Henrique, o delegado-chefe da Delegacia da Criança e do Adolescente, Gilberto Maranhão, e a chefe do Centro de Políticas de Segurança Público da PMDF, major Isabella.
As promotorias de São Sebastião, Planaltina, Ceilândia, Samambaia, Gama, Taguatinga, Brasília II, Paranoá e Santa Maria também já receberam o espaço. O projeto segue a proposta da Portaria Normativa nº 829/2022, de Política de Atendimento ao Público do MPDFT, que estabelece princípios, diretrizes, compromissos e metas. Prioridade da atual gestão, a iniciativa segue resolução do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).
Assessoria Especial de Imprensa
(61) 3343-9045 / 3343-6101/ 3343-9046/ 99149-8588
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial