Iniciativa, que atende homens e mulheres envolvidos em crimes de violência doméstica, completa 15 anos em 2024
O projeto Tardes de Reflexão, da Promotoria de Justiça de Brazlândia, acaba de lançar o vídeo “Tarde de Reflexão: desconstruindo o machismo”. O objetivo é discutir preconceitos que perpetuam a desigualdade de gênero e contribuem para a violência doméstica. O vídeo será usado para estimular o debate nas reuniões do projeto.
O Tardes de Reflexão completa 15 anos em 2024 e atende homens e mulheres envolvidos em crimes de violência doméstica. Conforme determina a Lei Maria da Penha, o projeto tem como foco a prestação de informações sobre direitos e deveres para o enfrentamento a esse tipo de delito.
Para o promotor de justiça Gabriel Mendes Camargo, essa abordagem é uma das razões para o sucesso da iniciativa. “É importante que, além de punir os agressores, o sistema de justiça seja capaz de mudar a realidade na qual as agressões ocorrem. O vídeo é mais um passo nesse sentido”, afirmou.
O vídeo foi elaborado pela Promotoria de Justiça de Brazlândia em parceria com a Coordenadoria Executiva de Psicossocial (Ceps), a Secretaria de Comunicação (Secom) e o Espaço Acolher.
Como funciona
Vítimas e autores participam de grupos de reflexão distintos, conduzidos por profissionais das áreas de Saúde, Serviço Social e Direito. Nos encontros, são apresentados dados históricos e estatísticos, que servem de base para debates sobre o tema. Entre 2009 e 2019, apenas 11% dos autores de violência doméstica participantes do projeto voltaram a praticar agressões no ano seguinte.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial