Clipe produzido pelo grupo de rap Tribo da Periferia para a iniciativa já pode ser conferido no YouTube
“Violência contra a mulher não é normal. Abra os olhos: Sua atitude pode mudar o final” . Este é o mote da campanha contra o feminicídio lançada nesta sexta-feira, 24 de maio, pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) com o apoio do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O patrocínio é da CAIXA e do Governo Federal.
A iniciativa é resultado de parceria da Comissão de Prevenção e Combate ao Feminicídio do MPDFT com a banda de rap Tribo da Periferia. O objetivo da ação é a conscientização sobre a violência contra mulheres. O grupo compôs música inédita e lançou o videoclipe também nesta sexta-feira no YouTube. No início da tarde, o vídeo já contava com mais de 21 mil visualizações. A atriz Juliana Paes é madrinha da campanha e participará de ações nas redes sociais.
A campanha é fruto do trabalho da Comissão contra o Feminicídio do MPDFT, instituída no ano passado pelo procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur e coordenada pela promotora de Justiça Fabiana Costa. O grupo foi criado em razão do aumento no números de feminicídios no Distrito Federal e no país.
O procurador-geral de Justiça, Georges Seigneur, destacou que o MPDFT consegue condenações céleres e pesadas contra os autores de feminicídio, mas é preciso atuar também na prevenção. “O videoclipe, produzido pela Tribo da Periferia, representa, de forma clara e objetiva, a realidade do que precisa ser mudado na nossa sociedade. Temos que demonstrar que não vamos mais tolerar esse tipo de crime. Que esse seja apenas mais um passo nessa caminhada”, afirmou.
A mesa de abertura também teve a participação da senadora Leila Barros (PDT- DF); da deputada federal Érica Kokay (PT-DF); da secretária nacional de enfrentamento à Violência Contra Mulheres, Denise Mota Dau; do 1º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT), desembargador Roberval Belinati; do superintendente nacional da Caixa, Carlos Augusto Jenier; do secretário-executivo do Ministério da Justiça, Manoel Carlos de Almeida Neto, a coordenadora institucional do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Juliana Martin; do representante do grupo de rap Tribo da Periferia, Walter Moura, além de outras autoridades do judiciário, executivo e legislativo.
Performance e flores
Durante o evento, a atriz Monique Alvarenga interpretou o texto “O direito de quem ama”, trecho da peça “3 Mulheres Baixas”, de Alexandre Ribondi, Elen Cris e Luísa de Marillac. A performance teve a participação dos servidores do MPDFT Elvis Marra, Vilma Maria, Tati Flor de Maio e Cleidi Souza, que interpretaram a sociedade tirando as vendas para enfrentar a violência contra mulheres.
Ao mesmo tempo, uma chuva de pétalas de rosas foi lançada em alusão à música e às vítimas de feminicídios do DF.
Números alarmantes
Dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) demonstram que, no ano de 2023, 1.463 mulheres foram vítimas de feminicídio no Brasil, ou seja, uma taxa de 1,4 mulheres mortas para cada grupo de 100 mil pessoas. É o maior número já registrado desde a tipificação do feminicídio em lei.
Nesse cenário, o Distrito Federal aparece em terceiro lugar com maior número de feminicídios. No DF, a taxa foi de 2,3 por 100 mil mulheres. Houve um aumento de 78,9% entre 2022 e 2023. O total de mulheres mortas por razões de gênero passou de 19 vítimas, em 2022, para 34 vítimas no ano passado.
A Tribo
Há 26 anos na estrada, a Tribo da Periferia é um dos grandes nomes do cenário do rap e hip hop nacional, com mais de 8,9 milhões de inscritos no canal oficial do YouTube e mais de 3,4 bilhões de visualizações na plataforma, algo inédito para artistas do rap e hip-hop no Brasil. Na plataforma de áudio Spotify, são mais de 3,2 milhões de ouvintes mensais, 2.2 milhões de seguidores no Instagram e 5 milhões no Facebook. A história da Tribo da Periferia nasceu nas raízes do Distrito Federal, em 1998, quando Duckjay compôs sua primeira letra musical. Desde então, a Tribo foi tomando novas formas e ganhando novos protagonistas, como Look (Nelcivando Lustosa Rodrigues), que desde 2016 segue ao lado de Duckjay conectando cada vez mais pessoas.
Veja todas as fotos no Flickr do MPDFT.
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