O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou, nesta segunda-feira, 17 de junho, de reunião da Rede de Controle da Gestão Pública do Distrito Federal (RCGP/DF), na sede do Escola de Governo do Distrito Federal. O grupo discutiu estratégias para a atuação conjunta dos órgãos para a prevenção e o combate à corrupção no Distrito Federal, por meio de grupos de trabalho temáticos. No encontro, a Controladoria-Geral do Distrito Federal foi eleita, por unanimidade, coordenadora da rede para o próximo ano.
Participaram da Plenária da Rede o vice-procurador-geral de Justiça do MPDFT, Antônio Marcos Dezan, o promotor de Justiça Cláudio João Medeiros Miyagawa Freire, o delegado Leonardo de Castro, o procurador do MPC-DF Marcos Felipe Pinheiro Lima e agentes de integração do Tribunal de Contas do Distrito Federal, da Secretaria de Economia e da Controladoria-Geral do Distrito Federal.
Durante o encontro, Dezan ressaltou a importância da atuação conjunta entre os órgãos. “É fundamental que continuemos fortalecendo essa rede de cooperação e articulação entre os diferentes órgãos e entidades envolvidos no controle da gestão pública. Precisamos compartilhar informações, trocar experiências e buscar soluções conjuntas para os desafios que enfrentamos. Por meio da colaboração aqui estabelecida, é possível adotar práticas uniformes para o diagnóstico, a prevenção e a repressão à corrupção”, afirmou.
Na pauta, estiveram ainda o relatório das ações da Rede durante a gestão 2023/2024, o lançamento do perfil da Rede no Instagram e a apresentação do Plano de Ação para a gestão 2024/2025.
A reunião foi realizada durante a abertura oficial da Semana de Controle da CGDF. Na ocasião, o promotor de Justiça Sérgio Bruno Cabral Fernandes proferiu a palestra “Corrupção não é Esquema. É Sistema”, que pode ser acessada pelo canal da TV Controladoria DF no YouTube.
A Rede de Controle da Gestão Pública do DF foi criada em 9 de dezembro de 2016, Dia Internacional de Combate à Corrupção. Com a Rede, foram unidos órgãos que trabalham com fiscalização do dinheiro público e investigações sobre desvios de recursos públicos. Seu principal objetivo é cuidar para que o dinheiro público seja aplicado de forma correta, garantindo ao cidadão um serviço público com qualidade e transparência.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial