Na tarde desta quarta-feira, 10 de julho de 2024, as Promotorias de Justiça Criminal do Gama, em parceria com o Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav) e a Coordenadoria Executiva de Autocomposição (Cauto), promoveram círculo de apoio às vítimas de crimes de roubo. A iniciativa teve como objetivo acolher as vítimas e oferecer um espaço seguro para compartilharem suas experiências e dúvidas sobre o processo criminal, além de esclarecer informações sobre seus direitos e o andamento dos processos.
Segundo a coordenadora administrativa do Gama e coordenadora do Nuav, promotora de Justiça Vyvyany Nascimento de Azevedo Gulart, os círculos de apoio são fundamentais para proporcionar às vítimas um ambiente onde possam expressar seus sentimentos e dores de maneira empática e respeitosa. “A participação ativa das vítimas nos círculos é essencial para a promoção de um ambiente de acolhimento e escuta, o que não ocorre frequentemente no processo penal tradicional”, afirma.
Os encontros são conduzidos por facilitadores com formação em justiça restaurativa, que permitem um diálogo aberto e seguro entre os participantes. Após a finalização do círculo de apoio, os presentes recebem orientações sobre o funcionamento da justiça criminal e as fases do processo, com encaminhamentos para a rede de assistência e proteção disponível. Avaliações pré e pós-círculos são aplicadas para medir os resultados do encontro.
Círculos realizados em 2024
8/5/2024: Círculo de vítimas de crimes de roubo em Santa Maria, conduzido pela promotora Daniela Albuquerque
10/5/2024: Círculo de vítimas de crimes de júri no Gama, conduzido pelo promotor Marcelo Henrique de Azevedo de Souza
14/6/2024: Círculo de vítimas de crimes de júri no Guará, conduzido pelo promotor Gladson Raeff Rocha Viana
21/6/2024: Círculo de vítimas de crimes de júri em Sobradinho, conduzido pelos promotores Jonas Fernandes Lemos Pinheiro e Luiz Fernando Guimarães Almeida
10/7/2024: Círculo de vítimas de crimes de roubo no Gama, conduzido pela promotora Vyvyany Nascimento de Azevedo Gulart
Círculos previstos até o final de 2024
Informações e contatos
Para mais informações sobre os círculos de apoio e como participar dessas iniciativas, entre em contato com:
• Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav): 3343-2270,
• Coordenadoria de Autocomposição (Cauto): 3343-6414,
Para assistir a um vídeo sobre os círculos, clique aqui.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial