Encontro reunirá estudantes, professores e voluntários e contará com apresentações culturais
A próxima semana será diferente. Com muita energia positiva, a equipe do NaMoral estará no Hípica Hall para o grande evento de premiação: Celebra NaMoral. Nos dias 26 e 27 de novembro, das 13h30 às 16h30, o espaço espera receber cerca de 1.500 pessoas por dia, entre estudantes, professores e voluntários, para um momento especial no qual se festeja e recompensa o compromisso de todos os envolvidos na formação de mais integridade e honestidade para as futuras gerações do país.
O tema deste ano será a cultura hip hop. Haverá atrações culturais como batalhas de rima, apresentação de MCs e break dance. São 58 escolas na disputa pelos troféus duplo diamante, diamante, esmeralda, safira e ametista. As escolas, alunos e professores serão premiados de acordo com a soma de pontos que alcançaram em todas as etapas da Gincana da Integridade.
Todas as escolas podem alcançar a pontuação máxima, dependendo da conclusão das etapas. A ideia é engajar toda a comunidade escolar em dinâmicas e missões que trazem como recompensa o protagonismo na escolha do que é reto e valoroso e incentivam, de forma lúdica, a discussão de temas sérios, como o desenvolvimento de uma cultura baseada em ética, autorresponsabilidade, cidadania, caráter e virtudes.
Este ano, o projeto cresceu e alcançou diretamente mais de 20 mil alunos, com 234 professores da Secretaria de Educação do Distrito Federal envolvidos. Por essa razão, o evento foi para um espaço maior e será feito em dois dias, a fim de comportar pelo menos uma turma de estudantes representantes de cada escola, que estão na faixa etária de 12 a 17 anos.
"A gamificação do NaMoral é fundamental para atrair os alunos para uma competição deles com eles mesmos e o Celebra gera uma importante memória afetiva das experiências que acumularam durante o ano”, explica a promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do programa.
Ela destaca que, para o NaMoral, é importante que os alunos possam vivenciar os processos em que eles fazem a diferença e transformam ambientes, relações e situações. “Isso gera a confiança de que eles podem permanecer fazendo escolhas que constroem um novo mundo. Temos um sonho no NaMoral: ver, de fato, a ordem jurídica, a democracia e os direitos fundamentais sendo respeitados e usufruídos, em uma sociedade na qual tudo funcione com excelência, as relações humanas sejam fraternas e os litígios e violações que param na Justiça sejam mínimos", concluiu.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial