Iniciativa promove ética, cidadania e prevenção à corrupção em escolas públicas do Rio de Janeiro
No “Celebra NaMoral Rio de Janeiro” alunos e professores compartilharam experiências e apresentaram danças, músicas e peças teatrais. Durante as apresentações, receberam destaque os “Heróis da Integridade”, personagens que simbolizam os valores éticos promovidos pela iniciativa. Para a procuradora de justiça Gláucia Santana, “o projeto resgata os valores que fortalecem a sociedade e interrompe o ciclo da corrupção, além de renovar a esperança para o futuro”.
A promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do projeto no MPDFT, celebrou a ampliação do NaMoral para 11 regiões do Rio de Janeiro. “A nossa união para edificar a cultura da integridade produz uma esperança concreta de que, um dia, não precisaremos mais nos preocupar tanto em aumentar constantemente as estruturas de controle e repressão para tentar conter as maldades humanas, pois as pessoas, plenamente desenvolvidas em sua integridade, estarão ocupadas demais servindo e cuidando uns dos outros. Esta sociedade fraterna, justa e livre que tanto almejamos é possível, mas passa pela priorização e universalização da educação em valores e virtudes.”, destacou.
No Rio de Janeiro, a implementação do NaMoral foi realizada em parceria com instituições como o Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Tutela Coletiva de Proteção à Educação (CAO Educação), o Instituto de Educação Roberto Bernardes Barroso (Ierbb) e a Secretaria Municipal de Educação (SME-Rio).
NaMoral
O projeto busca disseminar valores relacionados à integridade, ética, cidadania e enfrentamento à corrupção. O projeto-piloto foi implementado em nove escolas públicas do DF em 2019 e desafiou os jovens, a partir de ferramentas de gamificação, a construir um ecossistema de integridade. Foram cerca de 8 mil alunos impactados.
Nos anos de 2020 e 2021, o projeto foi implementado em sua primeira versão virtual, com o foco em estudantes universitários. Em 2022, voltou a ser realizado de forma presencial e teve a participação de 12 escolas. Em 2024, a iniciativa atingiu 58 instituições de ensino público e mais de 20 mil alunos.
*Com informações do MPRJ
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