O encontro, que ocorreu nesta segunda-feira, 18 de fevereiro, contou com a presença da SSP-DF e de representantes do GDF

A coordenadora do Núcleo de Enfrentamento à Discriminação e gestora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), promotora de justiça Polyanna Silvares, ressaltou que o MPDFT vem impulsionando essa política, por meio do NDH e de promotorias de justiça como a Promotoria de Justiça de Defesa da Saúde (Prosus) e a Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep), bem como atua como integrante dessa rede que tende a ser robusta para o tratamento dos casos de desaparecimento no DF.
“O trabalho no Distrito Federal com a pauta de pessoas desaparecidas ao longo de muito tempo foi realizado de forma esparsa, com a atuação das pastas de modo tímido e isolado. Essencial, portanto, a atuação capitaneada pela SSP/DF de coordenação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas. Os próximos passos apresentados, com a produção de fluxos claros que impactem outras secretarias e a concretização de um cadastro distrital, certamente poderão fazer o DF vanguardista nessa política”, avalia a coordenadora do NDH.
O encontro para a apresentação do plano de ação é decorrente da reunião realizada pelo MPDFT, no ano passado, em que o Ministério Público pactuou prazo para sua elaboração pelo GDF. Na ocasião, a pasta da segurança pública apresentou o planejamento inicial para criação de protocolos, fluxos e soluções voltadas à problemática dos desaparecidos no DF.
O secretário de segurança pública do DF, Sandro Avelar, explicou que o plano de ação para os casos de desaparecimento de pessoas na capital federal será implementado de forma organizada e coordenada com diversas entidades, como policiais, agentes de serviços de saúde, assistentes sociais e a sociedade. “A união de esforços reforça que é preciso que todos trabalhem juntos, inclusive, a população”, pontua.
Também esteve presente na reunião o subsecretário de integração de políticas em segurança pública, Jasiel Fernandes. Além da SSP-DF, a Polícia Civil (PMDF), as secretarias de Saúde (SES-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), a Defensoria Pública do DF e a chefia-executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador participam do plano de ação.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial