Inauguração celebra a revitalização do espaço histórico e a entrega de novo ambiente educativo em Planaltina
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e o Centro Murialdo da Criança e do Adolescente Etelvina da Silva Campos (Cemec) inauguraram, na sexta-feira, 21 de março, a reconstrução do Casarão Murialdo, carinhosamente conhecido como Casarão da Dona Nilda Campos, patrimônio histórico localizado no Setor Tradicional de Planaltina. A restauração foi viabilizada com recursos do Setor de Controle e Acompanhamento de Medidas Alternativas (Sema) e de um Acordo de Não Persecução Penal (ANPP).
O projeto, iniciado em março de 2022, foi resultado de cooperação entre o MPDFT e o Instituto Murialdo, conduzida pela 2ª Promotoria de Justiça de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural (Prodema), sob acompanhamento da promotora de justiça Cristina Rasia e do Sema de Planaltina.
A promotora de justiça Cristina Rasia destacou a entrega do espaço como marco na preservação do patrimônio cultural e no fortalecimento da educação local. “A restauração e requalificação desta casa simbolizam o compromisso do Ministério Público com o patrimônio histórico e cultural de Planaltina. A celebração de hoje é duplamente importante porque preserva a memória de Planaltina, e ao mesmo tempo, a entrega da sala multimídia equipada abre caminho para o futuro. Este projeto se destaca por harmonizar a valorização do patrimônio histórico com as demandas da sociedade contemporânea, garantindo que passado e presente convivam em perfeita sintonia", afirmou.
Além da revitalização do casarão, o evento marcou a entrega de uma sala multimídia voltada para jovens da região equipada com 20 computadores, mesas, cadeiras novas e ar-condicionado, reforçando o compromisso com a educação e a inclusão digital.
A reconstrução contou com um investimento total de R$247.655,91, aplicado na reforma estrutural e modernização do espaço. Além disso, R$76.255,06 foram destinados, via ANPP, para a aquisição de equipamentos do laboratório multimídia.
O evento contou com a presença da deputada federal Bia Kicis, do administrador regional de Planaltina, Wesley Fonseca Fraga, e do Padre Ediglê Coutinho, além de clérigos da congregação, representantes do Conselho Tutelar e membros da comunidade.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial