Trailers oferecem acesso a programas sociais, apoio jurídico, assistência de saúde e orientações trabalhistas

Cada trailer do Conexão Cidadã está preparado para que os catadores tenham acesso a programas sociais, apoio jurídico, assistência de saúde e orientações trabalhistas. O objetivo é alcançar trabalhadores que atuam na informalidade ou individualmente, incluindo aqueles em situação de rua.
Roberto Carlos Batista enfatizou o retorno da política pública voltada para os catadores de recicláveis e ressaltou o papel do MPDFT na promoção da inclusão socioeconômica desses trabalhadores no Distrito Federal. "Os 20 anos de atuação do MPDFT na defesa dos direitos dos catadores possibilitaram o início da inclusão desses trabalhadores, em um período em que sequer eram recebidos pelos representantes do Estado. A entrega deste trailer hoje, na sede da Centcoop, representa um avanço considerável na contínua construção da garantia de direitos e de igualdade para esta categoria."
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Márcio Macêdo, expressou sua satisfação com o programa, que visa organizar os catadores em cooperativas para ampliar seu acesso a direitos. Kleytton Morais, da Fundação Banco do Brasil, parceira da iniciativa, ressaltou a importância de dar visibilidade aos catadores em situação de rua, oferecendo dignidade através de acolhimento, escuta e acesso a serviços.
A dirigente da Associação Nacional dos Catadores (Ancat), Aline Souza, celebrou a chegada do Conexão Cidadã ao Distrito Federal como um passo importante para a valorização e a dignidade da categoria, permitindo que catadores em situação de rua acessem benefícios e cumpram seu papel na política nacional de resíduos sólidos. A deputada federal Érika Kokay também parabenizou a iniciativa, reconhecendo seu potencial de transformação social.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial