Desentendimento começou em campo e chegou às arquibancadas do Serejão. MPDFT enviou ofícios nesta quinta, 27, para requisitar informações
Após os incidentes ocorridos no jogo entre Brasiliense e Gama, pelo Campeonato Candangão 2025, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) tomou medidas para apurar os fatos. Durante a partida, na noite desta quarta-feira, 26 de março, membros de torcida organizada do Brasiliense arremessaram artefatos explosivos no gramado e atiraram pedras contra o policiamento. Diante da gravidade dos episódios, o MPDFT requisitou informações detalhadas sobre os incidentes às autoridades competentes.
As solicitações foram direcionadas ao presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), Daniel dos Santos Vasconcelos, para que seja enviada a súmula da partida entre Brasiliense e Gama. Também foi requisitado ao comandante do 2º Batalhão de Polícia Militar (2º BPM), Tenente Coronel Cláudio José de Barros, o relatório referente à partida, incluindo o posicionamento de todos os órgãos envolvidos durante o evento.
Além disso, ao secretário de estado de Segurança Pública do DF, Sandro Torres Avelar, o MPDFT solicitou dados relativos à empresa privada responsável pela organização da partida entre as equipes do Brasiliense e do Gama, vídeos disponíveis que possam auxiliar na apuração dos fatos ocorridos durante o evento e o relatório do jogo, elaborado por todos os órgãos que atuaram durante o evento.
O MPDFT determinou que todas as informações sejam prestadas no prazo de cinco dias a contar do recebimento dos ofícios. O objetivo é esclarecer as circunstâncias da confusão, identificar os responsáveis e garantir que as medidas cabíveis sejam adotadas para a prevenção de novos episódios semelhantes.
O procurador Distrital dos Direitos do Cidadão, Eduardo Sabo, destacou a importância de investigar possíveis equívocos no planejamento e organização do evento. "À medida em que identificarmos que houve uma falha, por exemplo, na vistoria, uma vez que objetos inadequados estavam sendo utilizados, vamos verificar quem são os responsáveis e identificar as falhas para que sejam corrigidas nos próximos eventos. Vamos tratar com rigor todos os que violarem as normas de segurança", afirmou.
A atuação do Ministério Público visa, ainda, assegurar que a segurança nos eventos esportivos seja reforçada, a fim de garantir a tranquilidade e o respeito dos participantes e torcedores. “O órgão continuará acompanhando de perto a situação e tomará as providências necessárias para que os responsáveis pelos incidentes sejam devidamente responsabilizados. É fundamental a colaboração entre as autoridades de segurança, as federações esportivas e os clubes para garantir que as competições ocorram de maneira segura e dentro dos princípios de respeito e ordem”, reforça Sabo.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial