Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Projeto Participe da Cidade reforça luta contra violência sexual infantil

MPDFT

Menu
<

Série produzida pelo MPDFT e alunos da UnB destaca o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

Dia 18 de maio marca o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, data que mobiliza instituições públicas e a sociedade civil na luta contra uma das mais graves violações de direitos humanos. O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) é parceiro da campanha “Faça Bonito”, que completa 25 anos. A iniciativa integra as ações do movimento Maio Laranja, dedicado à conscientização e à prevenção da violência sexual contra meninas e meninos. 

A data foi instituída pela Lei nº 9.970/2000 em memória de Araceli Crespo, uma menina de oito anos que foi raptada, violentada e assassinada em 1973, no Espírito Santo. A violência sexual deixa marcas profundas no desenvolvimento físico, emocional e social das vítimas. Na maioria das vezes, a residência continua sendo o local mais perigoso. Os abusadores são pessoas próximas, como familiares ou conhecidos, o que torna ainda mais difícil a denúncia e quebra do silêncio. Por isso, é fundamental promover uma cultura de escuta, acolhimento e proteção às crianças e adolescentes. Escolas, serviços de saúde, comunidades e famílias devem estar preparadas para identificar sinais de violência e agir com responsabilidade. Denunciar é um ato de cuidado e pode salvar vidas.

Participe da Cidade

A campanha também é tema da série "Participe da Cidade", projeto produzido pelo MPDFT desde 2021, em parceria com o Programa de Educação Tutorial (PET) de Direito da Universidade de Brasília (UnB). Nesta edição, será lançado um episódio com a participação de Maria Eduarda Castro, estudante de Direito da UnB, destacando a importância da conscientização e da denúncia. A iniciativa busca sensibilizar a população sobre o papel coletivo na construção de um ambiente seguro, inclusivo e acolhedor para as novas gerações.

Programação especial

Durante o mês de maio, o MPDFT, por meio do Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes (Nevesca), participa de diversas atividades públicas em diferentes regiões do DF, como seminários, rodas de conversa, oficinas formativas, caminhadas e ações em escolas e comunidades. A programação completa está disponível no site do MPDFT.

Faça bonito, proteja nossas crianças e adolescentes e denuncie!

As denúncias de abuso e exploração sexual podem ser feitas de forma anônima e são fundamentais para interromper ciclos de violência e garantir proteção às vítimas. Há diversos canais disponíveis:

  • Disque 100 – Canal nacional de denúncias de violações de direitos humanos. Atendimento 24h, inclusive em fins de semana e feriados
  • Disque 125 – Cisdeca/DF – Canal local de denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes
  • Delegacias da Polícia Civil ou disque 197
  • Conselhos Tutelares das regiões administrativas
  • Ouvidoria do MPDFT – Telefone 127 ou pelo site www.mpdft.mp.br 
  • Para crimes na internet, new.safernet.org.br 

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.