O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e a Rede Urbanidade participaram, nesta quarta-feira, 21 de maio, das atividades do Maio Amarelo na Universidade de Brasília (UnB). Com o tema “Mobilidade ativa segura é mobilidade que perdura”, a iniciativa buscou promover a conscientização para um trânsito mais seguro e pacífico. O evento foi realizado na área externa do Restaurante Universitário.
O promotor de justiça Dênio Augusto de Oliveira Moura, coordenador da Rede Urbanidade, destacou o engajamento da comunidade universitária e das instituições parceiras no Maio Amarelo. “Cada troca de experiência ocorrida aqui contribui para a construção de uma cultura de paz no trânsito, que é o objetivo de todos nós. Mas a redução da violência no trânsito depende necessariamente da readequação das velocidades e da redução da dependência do carro”, afirmou.
Entre as instituições que marcaram presença no evento estavam as polícias Civil e Rodoviária Federal; o Departamento de Estradas de Rodagem (DER); o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat); o Departamento de Trânsito (Detran-DF); o Corpo de Bombeiros; e empresas do setor de mobilidade.
Pela Rede Urbanidade, estiveram presentes a Rodas da Paz, o Brasília para Pessoas, a CicloviaAtiva, o Instituto MDT, ciclistas, usuários do monociclo e da mobilidade elétrica.
Saiba mais
O Maio Amarelo é um movimento global que visa chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito. No Brasil, as campanhas tiveram início em 2014, com a discussão de estratégias para a segurança viária e a construção de espaços mais seguros e sustentáveis. Na UnB, as ações ocorrem desde 2016, com atividades como blitze educativas, simulações, exposições, distribuição de material educativo, seminários e palestras.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial