Os eventos são oportunidades para a comunidade escolar promover conhecimento e aplicabilidade da ética e a da integridade
No fim de maio, tiveram início as atividades que marcaram o Dia D NaMoral. O evento faz parte das atividades pedagógicas do NaMoral nas escolas. As primeiras escolas a realizarem o Dia D, em 2025, foram o Centro de Ensino Fundamental (CEF) Cerâmica São Paulo, em São Sebastião e o Centro Educacional (CED) Gesner Teixeira, em Santa Maria, ambos dia 24, com impacto em 350 e 200 estudantes, respectivamente; o CED Varzeas, na área rural de Planaltina, no dia 28, com a participação de 174 alunos; e o CED 2, no Riacho Fundo, no dia 31, impactando 360 estudantes. A previsão é de que 68 escolas participem este ano.
Durante o Dia D, os alunos mostraram seus talentos em teatro, música, dança, poesia e rodas de conversa, em suas escolas, destacando a importância da honestidade e do respeito no convívio escolar. Os estudantes desenvolvem um “heroi” ou “heroína”, e fazem sua apresentação. São personagens simbólicos que representam os valores que o projeto busca fortalecer entre os jovens e exige deles a reflexão das características necessárias para sua composição.
A ação segue acontecendo em outras escolas durante o mês de junho. A iniciativa também contou com a participação de representantes da Secretaria de Educação e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). Para a promotora de justiça Luciana Asper, idealizadora do programa, "o NaMoral não se limita a transmitir conhecimento, mas busca despertar nos alunos o compromisso com a ética e a responsabilidade social, incentivando-os a serem protagonistas da transformação em suas comunidades".
A promotora de justiça Fernanda Molyna, que participou em Planaltina e Riacho Fundo, se surpreendeu com a engenhosidade dos alunos. “O NaMoral estimula o desenvolver de virtudes e também acaba estimulando a criatividade dos alunos, por isso muitos colégios juntam o Dia D com a Feira de Ciências ou Feira de Conhecimento. Neste dia, geralmente é feita também uma exposição de talentos e uma apresentação do heroi eleito pela escola. A construção desta personagem provoca os alunos a refletirem sobre os "super poderes" escolhidos e quais problemas esses herois podem resolver na escola”, explicou.
"O CEF Cerâmica São Paulo, em São Sebastião, tem se esforçado para movimentar toda a escola. Presenciar a concretização de um processo do qual fiz parte é algo renovador de esperanças! Ver alunos e alunas e muitos professores envolvidos pelo espírito NaMoral é saber-se parte da transformação social que a formação de caráter pode produzir como os herois apresentados, que são a pura representação do que os alunos trazem em si", relatou Alberto Kruklis, formador da Escola de Aperfeiçoamento de Professores da Educação (Eape).
NaMoral
Desde 2019, o NaMoral vem crescendo no intuito de disseminar valores de honestidade, integridade e cidadania entre os jovens. Ele chegou às escolas públicas do DF e sua ideia é criar um ecossistema de integridade nas comunidades escolares, por meio de uma tecnologia social de fácil aplicação e baixo custo, composta por ações educativas e práticas que promovam o engajamento dos estudante na missão de transformar a escola em um ambiente de vivências de integridade, responsabilidade, respeito, cidadania, justiça, empatia e honestidade.
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