Policiais teriam compartilhado fotos de abordagens à pessoas vulneráveis no WhatsApp
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) requisitou, nesta segunda-feira, 4 de agosto, que a Corregedoria-Geral da Polícia Militar do DF (PMDF) instaure um procedimento de investigação preliminar para apurar a conduta de integrantes da corporação que teriam exposto pessoas em situação de vulnerabilidade social.
Segundo a requisição, policiais teriam publicado, no dia 2 de agosto, em um grupo comunitário do WhatsApp, imagens de abordagens a pessoas em situação de rua. A conduta atribuída aos agentes públicos pode configurar, em tese, a exposição indevida de pessoas abordadas em situação de vulnerabilidade social, em desacordo com a legalidade e a dignidade da função pública.
Os registros fotográficos teriam sido divulgados junto a um aviso sobre a intensificação do policiamento, com abordagens incisivas e pontuais a esse grupo, como parte do compromisso de enfrentamento à questão da mendicância. A PMDF deverá identificar os agentes envolvidos e informar ao Ministério Público sobre a instauração do inquérito policial militar.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial