Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Brazlândia: mulheres do Assentamento Vitória participam de ação do Agosto Lilás

MPDFT

Menu
<

Evento promovido pelo MPDFT ofereceu palestras, rodas de conversa e acolhimento para fortalecer o combate à violência doméstica

Em consonância com as mobilizações da campanha Agosto Lilás, a Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brazlândia e a Rede Unid@s promoveram na última quarta-feira, 6 de agosto, um ciclo de palestras voltadas ao enfrentamento da violência doméstica e ao acolhimento de mulheres do Assentamento Vitória, área rural daquela cidade. O encontro contou com a presença de 35 mulheres da comunidade, que participaram de atividades gratuitas e interativas sobre direitos, prevenção e apoio psicológico.

O evento foi aberto com uma apresentação sobre a importância do Agosto Lilás, mês de conscientização sobre o fim da violência contra a mulher. Além das palestras e rodas de conversa sobre formas de reconhecer situações de abuso e canais de denúncia, o encontro ofereceu orientação jurídica e social e serviu como um espaço de acolhimento emocional, acompanhado por psicólogas parceiras.

As advogadas Victoria Cavançani e Thauma Mamede conduziram a roda de conversa “Cada voz importa, cada mulher é uma potência”. Além de reforçar o valor do conhecimento dos direitos e do acolhimento mútuo, elas dedicaram um momento para discutir as especificidades da violência doméstica sofrida por mulheres negras, enfatizando como o racismo estrutural agrava o ciclo de abuso e dificulta o acesso à proteção e à justiça.

Victoria destacou a importância do conhecimento dos direitos: “Quando cada mulher entende seu valor e suas garantias legais, damos um passo decisivo contra o ciclo de violência”. Já Thauma ressaltou o papel da escuta e do apoio mútuo. “O acolhimento é a primeira linha de defesa: ao partilhar histórias, fortalecemos umas às outras”, disse.

Para o servidor da Promotoria de Brazlândia Ruan Frederick Ribas, “foi muito gratificante participar deste encontro, especialmente por ver nossa rede se fortalecer e, sobretudo, ampliar o alcance às mulheres negras, que enfrentam violências sobrepostas pelo racismo e outras desigualdades. Que este movimento se traduza em ações contínuas, portas abertas e caminhos seguros para todas”.

Para Elenice de Souza, agente de saúde da Unidade Básica de Serviço (UBS) 1 de Brazlândia, responsável pela área do assentamento, eventos como esse empoderam as mulheres, oferecendo informação, acolhimento e troca de experiências. “É enriquecedor ver como o conhecimento e a união despertam confiança, autonomia e fortalecem nossa comunidade”, elogiou.

A Rede Unid@s integra diversos órgãos de enfrentamento à violência doméstica de Brazlândia. O grupo tem como missão possibilitar maior integração das ações entre a sociedade e os órgãos de defesa da mulher e de combate à violência doméstica, consolidando Brazlândia como exemplo de promoção de cidadania e de redução da violência de gênero.

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.