Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Falso boleto: MPDFT denuncia oito envolvidos em golpe financeiro

MPDFT

Menu
<

Grupo simulava plataformas financeiras e levou vítimas a fazer pagamentos acreditando que renegociavam dívidas

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) denunciou, nesta segunda-feira, 18 de agosto, oito pessoas envolvidas no golpe do falso boleto. Todas foram alvo da operação Fake Bank Slip. Eles podem responder pelos crimes de organização criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro.

Os crimes teriam ocorrido entre maio de 2022 e julho de 2025. De acordo com as investigações, parte do grupo criou sites falsos que aparentavam ser plataformas de instituições financeiras. As vítimas solicitavam boletos para pagar prestações atrasadas, quitar financiamentos e outros serviços. Após o pagamento, no entanto, percebiam que se tratava de documento falso e que haviam caído em um golpe. 

Os membros do grupo também atraíam as vítimas por meio de falsos anúncios de negociação de dívidas. Nesses casos, a pessoa era direcionada para uma conversa via WhatsApp. Depois de uma negociação, era gerado um boleto em uma conta “ponte”, que era encaminhado para a vítima.

Apenas entre maio e agosto de 2022, foram emitidos mais de 140 boletos falsos. Por meio de quebras de dados telefônicos, foi possível apurar, nesse curto período, R$23.900,00 em pagamentos feitos ao grupo. Como a quadrilha vinha atuando há anos, estima-se que o prejuízo real seja muito maior.

Felipe Dias Moreira, Rodrigo Dias Moreira, Amaury Mendes dos Santos, Henrique Carvalho Ferreira e Kleber Lucas Martins dos Santos estão presos preventivamente. Bruna Dias da Silva e Noemy Lima dos Santos foram soltas porque são as responsáveis por cuidar dos filhos. Já o líder do grupo, Callebe Ribeira da Silva, está foragido.

Fake Bank Slip

A operação foi deflagrada em 29 de julho deste ano pela Polícia Civil. Foram cumpridos 8 mandados de prisão e 11 de busca e apreensão. Foram apreendidos mais de R$ 20 mil em espécie, aparelhos celulares dos suspeitos e cartões bancários em nome de terceiros.

Processo: 0700318-15.2024.8.07.0006

Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.