Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Adolescentes debatem direitos e diversidade em roda de conversa promovida pelo MPDFT

MPDFT

Menu
<

Encontro reuniu jovens para debater direitos, diversidade e inclusão no DF

O Núcleo de Enfrentamento à Violência e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes (Nevesca) promoveu, na última sexta-feira, 26 de setembro, a roda de conversa “Transcender pela adolescência”. A atividade foi realizada em parceria com o Fórum da Diversidade Victória Jugnet e teve o intuito de mobilizar adolescentes LGBTQIAPN+ para participarem ativamente de debates e atuarem, por meio do Fórum, no monitoramento das políticas públicas e serviços para que atendam aos interesses e especificidades dessa parcela da população.

Participaram da roda adolescentes de diversos grupos e instituições, como Adolescentro, Casa de Ismael, Lar de São José e CAPSi. Eles compartilharam experiências, falaram sobre situações de violação de direitos e avaliaram de forma positiva o espaço de diálogo. Os jovens também sugeriram ampliar a divulgação do Fórum, com a realização de rodas em escolas e nos serviços de acolhimento. Durante o encontro, promotores de justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) apresentaram os canais de denúncia disponíveis para a população.

Para a promotora de justiça Luísa de Marillac, responsável pela organização, “há muito o que avançar na perspectiva de garantia de direitos, respeito e dignidade de crianças e adolescentes no contexto de diversidade sexual e de gênero. O preconceito que crianças e adolescentes LGBTI+ ainda sofrem não somente no âmbito familiar e comunitário mas também nas políticas e serviços em que são atendidos causam muito sofrimento, comprometendo o desenvolvimento e a vida dessas meninas e meninos”.

Do MPDFT participaram os promotores de justiça Luisa de Marillac; Camila Britto, coordenadora do Nevesca; Adalgiza Aguiar, coordenadora do Núcleo de Gênero; e Renato Bianchini, promotor da Infância e Juventude. Também estiveram presentes representantes do Conselho Tutelar, da ONG Mães pela Diversidade, da Fiocruz e da rede de proteção Tulipas do Cerrado. 

A atividade foi realizada no Distrito Drag, que é um coletivo de artistas transformistas que visa a produção, circulação e difusão das manifestações culturais e artísticas de pessoas LGBTI+ e a Defesa dos Direitos Humanos. 

O Fórum da Diversidade Victoria Jugnet tem como objetivo fomentar e fortalecer, por meio de ações coordenadas e integradas, a rede de atendimento e proteção à infância e à adolescência no contexto das diversidades sexual e de gênero, promovendo condições para o desenvolvimento pleno de crianças e adolescentes do Distrito Federal e da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno. Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
Este endereço de e-mail está sendo protegido de spambots. Você precisa habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial

.: voltar :.