Plataforma reúne informações sobre identificação da violência, denúncia e fortalecimento dos vínculos familiares
Pais de crianças e adolescentes podem contar com uma nova ferramenta com informações para identificar sinais de violência, saber como agir e conhecer a rede de proteção. O Portal Criança e Adolescente, lançado pelo Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), em dezembro de 2025, foi criado para fortalecer a garantia de direitos.
A plataforma apresenta mudanças de comportamento que podem indicar situações de risco e orienta sobre as providências a serem adotadas. A denúncia é garantida por lei, e todos os canais oficiais asseguram o sigilo. Ao denunciar, o responsável aciona uma rede integrada que atua na proteção da criança, do adolescente e da família. Pelo portal, também é possível consultar o fluxo simplificado desse atendimento.
Fortalecer os vínculos familiares é fundamental para a proteção e o bem-estar. Com esse objetivo, o portal disponibiliza oficinas, cartilhas, vídeos e atividades práticas que podem ser realizadas em família. As ações priorizam o tempo de qualidade entre pais e filhos, estimulam a reflexão sobre as relações dentro de casa e valorizam as qualidades positivas de cada integrante da família.
A página reúne ainda um guia prático de escuta, com orientações sobre como ouvir e acolher crianças e adolescentes que relatam situações de violência; diretrizes para famílias e educadores sobre proteção, ética e riscos na internet, com recomendações por faixa etária, mapa de riscos e indicações de quando buscar ajuda; painel de dados sobre a violência no Distrito Federal; e informações sobre a Lei Henry Borel, que institui mecanismos de prevenção e enfrentamento da violência doméstica e familiar contra crianças e adolescentes.
O portal conta, por fim, com conteúdos sobre acolhimento, direitos e cuidados específicos voltados a crianças e adolescentes em situações particulares, como o protocolo antirracista e cartilhas sobre os direitos de menores LGBTQIA+ ou com transtorno do espectro autista (TEA).
Os pais ou responsáveis podem também mostrar o portal para seus filhos. a ferramenta conta com uma aba específica direcionada a crianças e adolescentes. Com linguagem simples, ela contém informações sobre direitos e sobre como navegar na internet com segurança. A página tira dúvidas e mostra como pedir ajuda.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
