Primeira edição de 2026 do programa foi realizada no sábado, 31 de janeiro
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) participou da primeira edição do Record nas Cidades de 2026, realizada no sábado, 31 de janeiro, na Estrutural. A população contou com atendimentos do Núcleo de Atenção às Vítimas (Nuav), do programa Pai Legal e pode conhecer melhor o projeto Ler é Legal, de incentivo à cultura literária.
O vice-procurador-geral de justiça institucional Antonio Marcos Dezan destacou a importância da parceria do Ministério Público na iniciativa. "Mais uma vez participamos desse programa e é uma oportunidade para o MP levar à população tudo que podemos, e devemos, fazer em benefício da comunidade de todo o DF”, afirmou.
A Promotoria de Justiça de Filiação e Registros Públicos (Profirp) realizou atendimentos do projeto Pai Legal, orientando sobre reconhecimento de paternidade. O evento foi uma oportunidade para que crianças e adultos sem o nome do pai obtivessem informações ou iniciassem o procedimento para alteração do registro civil.
O Nuav divulgou ações e medidas voltadas ao acolhimento de vítimas de crimes, com destaque para os círculos de apoio, iniciativa que promove escuta qualificada e fortalecimento das redes de proteção. A Coordenadoria das Promotorias de Justiça de Brasília II também esteve presente no atendimento ao público, divulgando as atribuições do MPDFT na região.
Além disso, a população teve a oportunidade de conhecer mais sobre o projeto Ler é Legal, promovido pelo MPDFT. O estande contou com um espaço de leitura para crianças e adultos, onde também era possível levar livros para casa. A iniciativa, além de incentivar a leitura, promove o diálogo com a comunidade. Anualmente, o projeto homenageia escritores e artistas nascidos ou residentes no DF e no entorno, valorizando a produção cultural local.
A promotora de justiça Lívia Rabelo, da Assessoria de Políticas de Atendimento ao Público (APA), destacou o atendimento do Ministério Público ao cidadão que compareceu ao estande com dúvidas ou questões a serem encaminhadas aos promotores de justiça. “Também ressaltamos ao público que onde há uma sede do MP, há uma sala de atendimento ao público, com computadores para fazer audiência ou reunião virtual, com brinquedoteca para as crianças que acompanham os adultos, de forma a acolher aqueles que procuram nossos serviços”, detalhou.
Para a promotora de justiça Vyvyany Gulart, do Nuav, “o encontro foi mais um dia de satisfação e atendimento às pessoas, mostrando a atuação do Ministério Público”. Também participaram do evento as promotoras de justiça Ana Paula Tomás, do programa Pai Legal, o promotor de justiça Marcel Nóbrega, que atua em Brasília II, além de servidores.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial
