O chamado Terceiro Setor é área de grande expansão em todo o mundo. Trata-se, de fato, do setor que mais cresce nas economias de todos os países. Isto se deve, em parte, à expansão das atividades econômicas à escala de todo o globo terrestre - chamada globalização. A sociedade civil, ao se organizar para fazer face às disfunções dos novos mecanismos de comércio internacional, estrutura-se na forma de organizações cujo fim principal não pelo lucro, como comumente entendido, mas o bem social.
Isto marca uma mudança significativa das ações de solidariedade históricas cujo exemplo mais claro são as charities inglesas.
Ao mesmo tempo que se exige do administrador o voluntarismo tão próprio às atividades ligadas ao social, passa-se a requerer dele o profissionalismo que há muito se exige do gestor privado.
Este livro se propõe precisamente a abrir as portas para aqueles que se interessam pelo desenvolvimento de uma inteligência coletiva sobre o Terceiro Setor no Brasil.
É, portanto, obra de grande interesse, num momento de profunda necessidade de repensar a sociedade brasileira. Em suas disparidades sociais, em sua pujança econômica que exclui larga parcela da população, o Brasil tem a oportunidade histórica de dar exemplo de um Terceiro Setor igualmente próspero, à medida mesma das suas profundas carências sociais.
Instituir, organizar, estruturar, profissionalizar são palavras de ordem. Daí a importância deste trabalho.
Dr. Tomaz de Aquino Resende
Promotor de justiça em Belo Horizonte, MG, curador de Fundações e autor de obras basilares para as organizações sem fins lucrativos, apresenta-nos agora o seu Roteiro do Terceiro Setor; obra que, pela abrangência do texto, já nasce destinada a ser fundamental.