Reunião enfatizou as condições do serviço de saúde mental na região
As Promotorias de Justiça Regionais de Defesa dos Direitos Difusos (Proreg) têm acompanhado o trabalho das redes locais, que reúnem e articulam os serviços das principais instituições de cada região administrativa. Nesta quinta-feira, 31 de agosto, a promotora de Justiça Lívia Cruz Rabelo participou de reunião da rede social de Ceilândia, com representantes da assessoria psicossocial do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), para a apresentação da "Análise da Implementação da Política de Saúde Mental no Distrito Federal: os Centros de Atenção Psicossociais (Caps)".
Após a apresentação, que enfatizou as condições do serviço na região, foram discutidos os desafios verificados no estudo e sugeriu-se a criação de um grupo de trabalho para enfrentar os problemas detectados no relatório. O estudo faz parte do projeto "MPDFT pela saúde mental”, que analisou as necessidades de adequação dos serviços de saúde mental em relação à cobertura populacional; realizou um dimensionamento de carga horária e fez um comparativo entre as regiões de saúde e as áreas de abrangência.
A pesquisa também verificou os tipos de atendimentos disponíveis no Caps e foram realizadas visitas para conhecer a realidade de cada centro em funcionamento no DF, além de entrevistas com usuários dos serviços. Conforme os resultados, os principais problemas são a precarização do serviço público, direitos fundamentais violados e a desarticulação das Redes de Atenção Psicossocial (RAPs).
Estiveram presentes, na reunião da rede, servidores de Caps, as diretoras da Atenção Primária e da Atenção Secundária da Região Oeste, bem como o superintendente regional. Também participaram conselheiros de saúde de Ceilândia, incluindo a presidente do Conselho Regional de Saúde da cidade, e outras instituições que compõem a rede local.
Na última sexta-feira, a promotora também esteve presente na posse do Conselho Regional de Saúde de Ceilândia. Além da posse dos conselheiros, foi realizada a votação para presidência e diretoria da mesa.
Secretaria de Comunicação
(61) 3343-9601 / 3343-9220 / 99303-6173
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial