Seu navegador nao suporta javascript, mas isso nao afetara sua navegacao nesta pagina MPDFT - Atendimento ao cidadão no MPDFT: pesquisa de satisfação tem resultados positivos

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Gentileza no atendimento é o aspecto mais bem avaliado pela população. A taxa de resolução de demandas também é alta, acima de 80%

O resultado da pesquisa de satisfação realizada com as pessoas que procuraram o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) no primeiro semestre de 2023 demonstra que a população está satisfeita com o atendimento prestado pela instituição. Em uma escala de 1 a 5, a nota geral obtida foi 4,85. Esse valor leva em conta os 1.841 questionários de avaliação respondidos nesse período.

O maior número de respostas veio de pessoas atendidas em Ceilândia (368), seguido de Águas Claras (246) e da Ouvidoria da instituição (229). A maioria dos respondentes (73%) escolheu usar o questionário eletrônico, embora a versão física esteja disponível em todos os locais de atendimento.

A taxa de solução de demandas é alta: 81,04% das pessoas tiveram seu problema resolvido e outros 16,87% disseram que o atendimento resolveu ao menos em parte a situação. A população também avalia de forma positiva a clareza das informações recebidas: a nota geral é de 4,82. O aspecto mais bem avaliado pelo cidadão é a gentileza no atendimento, com nota geral 4,87.

Empatia e escuta atenta

Para a assessora de políticas de atendimento ao público do MPDFT, promotora de justiça Thaise Dezen, o resultado demonstra que a instituição está no caminho certo. “A pesquisa de satisfação é a ponte que nos conecta aos sentimentos, percepções e necessidades de cada cidadão acolhido pelo Ministério Público. Ela não é apenas um questionário, mas uma ferramenta que molda nossas perspectivas de futuro e nos direciona para a melhoria constante da qualidade do serviço prestado.”

Essa também é a percepção de Luanda Carvalho, chefe de gabinete da Promotoria de Justiça de Águas Claras. Ela acredita que a aplicação da pesquisa de satisfação é uma oportunidade valiosa oferecida ao cidadão para avaliar a qualidade dos serviços prestados pelo MPDFT. “É motivo de alegria para nós quando vemos que o cidadão saiu das dependências da Promotoria de Justiça satisfeito e que relatou ter sido atendido com empatia, atenção, cordialidade e respeito”, afirma.

Para o cidadão que busca o MPDFT, a empatia e a escuta atenta são fundamentais. Samyra Meneses, que foi atendida na Promotoria de Justiça São Sebastião, afirma que a agilidade e o acolhimento fizeram toda a diferença. “O mais importante foi que, desde o momento que eu entrei no Ministério Público, eles me passaram a sensação de segurança, respeitaram meu espaço e me ajudaram a me estruturar. O Ministério Público abraçou minha causa, fui acolhida e vi os servidores todos empenhados", relata.

Sandra Alves da Silva procurou a Promotoria de Justiça de Ceilândia e conta que saiu de lá com todas as informações de que precisava. “Descobri que meu filho tem autismo e não sabia o que fazer nem onde ir. Na Promotoria me explicaram tudo sobre meus direitos e os direitos do meu filho. Achei o atendimento maravilhoso”, afirma.

Profissionais do Direito também são recebidos diariamente nas unidades do MPDFT. A advogada Marina Souza dos Santos, atendida na Promotoria de Justiça de Águas Claras, considera que a experiência foi bastante positiva. “O Ministério Público está fornecendo um serviço de excelência, com muita competência, eficiência, educação e cordialidade”, elogia.

Quer falar com o MPDFT?

O MPDFT possui diversos canais de atendimento ao cidadão para receber denúncias, pedidos de informação e providências. O Espaço Cidadão reúne, em um só lugar, diversos serviços digitais: o formulário eletrônico da Ouvidoria, emissão de certidão de nada consta, consulta a processos internos, cartilhas educativas, orientações para investigação de paternidade e lista de telefones e endereços.

O cidadão também pode ir pessoalmente à Promotoria de Justiça mais próxima de sua residência. Além disso, o MPDFT possui uma unidade especializada no registro de manifestações, a Ouvidoria, que pode ser acessada por formulário eletrônico, pelo telefone 127 ou pessoalmente na Sede do MPDFT.


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