No último dia 11 de outubro, uma atuação conjunta entre os Ministérios Públicos do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e do Rio Grande do Norte (MPRN) resultou na prisão de um homem acusado de assassinar sua então companheira, em 1996, no município de Upanema/RN. O Centro de Produção, Análise, Difusão e Segurança da Informação (CI) do MPDFT foi acionado pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do MPRN, a fim de contribuir para o cumprimento de um mandado de prisão expedido em dezembro de 2022.
Eliel Benigno Ramalho, de 61 anos, foi preso em Ceilândia por agentes da Polícia Militar (PMDF). Foi o CI/MPDFT quem localizou, identificou e confirmou os dados do procurado, para que então a PMDF pudesse realizar a diligência. Em novembro de 2017, Eliel já havia sido encontrado e preso, também no DF, onde permaneceu custodiado até fevereiro de 2020, quando obteve um Alvará de Soltura. Ele não resistiu à prisão e foi conduzido para a 15ª Delegacia de Polícia.
O CI/MPDFT é um centro de controle e armazenamento de dados sensíveis, com o objetivo de garantir maior eficiência do Ministério Público no desempenho de suas atribuições. Entre suas iniciativas, destacam-se o desenvolvimento de ferramentas e sistemas informativos, assinaturas de acordos cooperação técnica para a troca de tecnologias com outros órgãos e instituições, além da colaboração interna em prol da atuação de outras unidades do MPDFT.
Assessoria de Imprensa da PGJ (Aimp/Secom)
(61) 3343-9045 / 3343-6101 / 3343-9046
facebook.com/mpdftoficial
twitter.com/mpdft
youtube.com/mpdftoficial
instagram.com/mpdftoficial